Pular para conteúdo

Selo UNICEF

Bem-vindo(a) ao site do Selo UNICEF
Município Aprovado da Amazônia Legal!

O Selo UNICEF Município Aprovado é uma estratégia para promover os direitos das crianças e adolescentes da Amazônia. O Selo é um investimento no desenvolvimento das capacidades dos gestores municipais e dos atores locais e um investimento em uma mobilização social em favor do desenvolvimento municipal.

Os municípios da região que se inscreveram no Selo assumiram o compromisso de melhorar as condições de vida de crianças, adolescentes e das suas famílias, implementando e aprimorando programas e políticas de atenção à infância e adolescência. Os municípios que conseguem os maiores avanços obtêm um reconhecimento internacional: o Selo UNICEF Município Aprovado.

No processo de conquista do Selo, o município se enche de vida e de entusiasmo para superar os desafios, articula e une forças em prol das suas crianças e adolescentes. Prefeitura, sociedade civil, escolas, famílias, grupos religiosos e culturais e diversos setores se envolvem nas atividades de mobilização social, de saúde, pedagógicas, culturais e esportivas. Adolescentes também têm participação garantida, o que é indispensável para o sucesso da iniciativa.

Ao todo, o processo do Selo UNICEF dura cerca de 30 meses, período em que o município se mobiliza para traçar e alcançar metas, desenvolver projetos em busca dos objetivos pactuados e acompanhar a situação da infância e da adolescência tanto por meio da análise dos indicadores quanto em fóruns participativos e outras atividades.

Ações complementares de fortalecimento da gestão local, promoção da participação social e capacitação de diversos segmentos no âmbito municipal são realizadas. Essas ações têm resultados concretos nas condições de vida de crianças e adolescentes.

Foco na garantia de direitos: A metodologia da nova edição do Selo UNICEF renova e reforça o enfoque na diminuição das desigualdades sociais. Portanto, o que se busca é igual oportunidades de atenção, acesso e permanência a equipamentos e serviços públicos, bem como aos cuidados e proteção previstos na legislação brasileira.

Ao longo da Edição serão fornecidas ferramentas para que o município identifique onde estão e quem são suas crianças e adolescentes mais vulneráveis e quais os principais entraves a serem superados. Esta metodologia pretende contribuir na construção de um caminho para as transformações sociais que favoreçam a qualidade de vida e o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes da Amazônia Legal Brasileira.

O apoio às capacidades locais acontecerá de forma participativa e descentralizada, com a participação do UNICEF, gestores estaduais e municipais, sociedade civil e instituições parceiras. Para isso será fundamental o compromisso dos estados e dos municípios para reduzir os fatores limitantes e potencializar o esforço de construir práticas inovadoras.

Junte-se a nós! Cadastre-se e receba novidades do selo!

Downloads - Baixe aqui arquivos úteis do selo

SOMA - Sistema de Orientação Monitoramento e Avaliação

REALIZAÇÃO

Logotipo Unicef

Logotipo Instituto Peabiru

Logotipo EFG


APOIO

Logotipo Celpa

Logotipo Energisa

Logotipo Cemar

Logotipo ache

Logotipo Neve

Veja todos
os parceiros







Selo município aprovado - Unicef