Pular para conteúdo

Metodologia

Os municípios participantes do Selo UNICEF serão avaliados no âmbito do seu Estado e em grupos de municípios com características e perfis semelhantes. Até junho de 2016, será monitorado um conjunto de indicadores quantitativos e qualitativos relativos à garantia dos direitos da criança e do adolescente. Os avanços de cada município serão comparados ao desempenho da média de seu grupo.

O agrupamento dos municípios é feito a partir da análise de um conjunto de indicadores econômicos e sociais, que refletem as condições de vida das crianças e adolescentes, tais como: população, Produto Interno Bruto (PIB) e índices de pobreza.

O acompanhamento de indicadores avalia e certifica o município na realização do Selo. Mas a grande recompensa para todos é a implementação de ações que colocam crianças como prioridade, de maneira planejada, participativa, inclusiva, intersetorial.

As atividades a serem avaliadas estão divididas em três eixos:

? Impacto Social

O conhecimento da situação das crianças e adolescentes da Amazônia define os compromissos de Impacto Social. As principais demandas, resultantes da histórica insuficiência das políticas públicas e do não enfrentamento das causas estruturais, são os desafios a serem superados.

? Gestão de Políticas Públicas

O conteúdo do eixo de Gestão de Políticas Públicas proposto pelo UNICEF corresponde ao conjunto de políticas encaminhadas ou orientadas pelo Governo Federal e ratificadas pela sociedade brasileira. O eixo diz respeito à eficiência ou àquilo que é realmente desenvolvido pelo município, guardando relação de causalidade entre as mudanças desejadas e as mudanças obtidas.

? Mobilização, Participação e Controle Social

Este eixo tem o objetivo de promover e potencializar a capacidade do município de articular, envolver e integrar os diversos setores da sociedade, principalmente os adolescentes, garantindo participação, mobilização e controle social. Dois dos quatros temas devem ser trabalhados:

TEMA 1: Mudança climática e o impacto na vida das crianças e adolescentes na Amazônia

TEMA 2: Arte, cultura e comunicação para a diversidade étnico-racial

TEMA 3: Esporte e cidadania

TEMA 4: Semana do Bebê

Junte-se a nós! Cadastre-se e receba novidades do selo!

Downloads - Baixe aqui arquivos úteis do selo

SOMA - Sistema de Orientação Monitoramento e Avaliação

REALIZAÇÃO

Logotipo Unicef

Logotipo Instituto Peabiru

Logotipo EFG


APOIO

Logotipo Celpa

Logotipo Energisa

Logotipo Cemar

Logotipo ache

Logotipo Neve

Veja todos
os parceiros







Selo município aprovado - Unicef