Pular para conteúdo

NOTÍCIAS

Vitória do Xingu(PA) na luta contra o mosquito Aedes Aegypti

22 de fevereiro, 2016 - 15h59 - Tags: aedes aegypti zika dengue chikungunya

Com o objetivo de reduzir a incidência dos casos de dengue, chikungunya e zika vírus, o município de Vitória do Xingu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizou um plano de contingência para combater o mosquito Aedes Aegypti.

Além de reduzir a infestação pelo vetor do mosquito, a Prefeitura busca sensibilizar a comunidade para que se torne um agente fiscalizador e eliminador dos criadouros do mosquito e também integrar as equipes: ACE, ACS, Defesa Civil, Secretaria de Meio Ambientes, SEMUTS, Limpeza Pública intensificando as ações de educação em saúde e no combate aos possíveis criadouros do mosquito transmissor, através da visita domiciliar.

Outro objetivo é promover ações de educação em saúde: palestras nas escolas e empresas que se situem dentro do território do município; reduzir a incidência das doenças: dengue, chikungunya e zika vírus; detectar precocemente os casos de dengue reduzindo a letalidade das formas graves; qualificar a assistência ao paciente com suspeita das doenças; desencadear as ações preconizadas para a eliminação de criadouros, de focos de larvas e de combate ao Aedes aegypti. Também pretende garantir a assistência médica e intensificar as ações de vigilância epidemiológica e também garantir parcerias com outras secretárias a fim de intensificar as ações de combate às larvas e aos vetores adultos.

A ação também procura garantir a coleta de sangue de todos os pacientes que estiverem com suspeita de dengue para detecção e confirmação laboratorial precoce dos casos. Também pretende orientar a comunidade quanto aos sinais e sintomas da dengue a fim de estabelecer um fluxo desta, para as unidades de saúde, além garantir que 100% das Unidades de Saúde sigam a nova classificação de Risco, notificando 100% dos casos confirmados de dengue.

Outra missão é a garantir diariamente as visitas dos agentes de endemias aos imóveis, além de intensificá-las conforme a necessidade e por fim elaborar e executar mensalmente mutirões de limpeza e de sensibilização da sociedade.

 

Anexo(s):


Ver todas Veja mais em Notícias do Gerais

Junte-se a nós! Cadastre-se e receba novidades do selo!

Downloads - Baixe aqui arquivos úteis do selo

SOMA - Sistema de Orientação Monitoramento e Avaliação

REALIZAÇÃO

Logotipo Unicef

Logotipo Instituto Peabiru

Logotipo EFG


APOIO

Logotipo Celpa

Logotipo Energisa

Logotipo Cemar

Logotipo ache

Logotipo Neve

Veja todos
os parceiros







Selo município aprovado - Unicef