Pular para conteúdo

NOTÍCIAS

Vídeos orientam profissionais para diagnóstico e exames

04 de abril, 2016 - 09h02 - Tags: aedes aegypti zika microcefalia

A medição do perímetro cefálico de bebês e o exame neurológico são importantes para a definição de um diagnóstico mais preciso. Por isso, o Ministério da Saúde disponibiliza para profissionais de saúde vídeos com orientações aos profissionais de saúde sobre como realizar esses procedimentos de maneira correta.

Em cinco minutos, o primeiro vídeo explica como fazer a medição do perímetro cefálico, destacando a importância do uso de fita não flexível e de registrar também os milímetros, sem arredondar. Todas as medições devem ser preenchidas na caderneta da criança, para o acompanhamento do crescimento do perímetro cefálico da criança.

Curso de Capacitação em Estimulação Precoce

O vídeo faz parte do Curso de Capacitação em Estimulação Precoce e serve para melhorar a assistência prestada às mães e bebês recém-nascidos, assim como para atualizar e capacitar os profissionais de saúde de todo o país, apontando detalhes e padronizando o processo do cuidado. O curso está disponível no portal do AVA-SUS a fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicólogos, médicos e enfermeiros que trabalham com estimulação precoce e que atuam nos diversos serviços da Rede SUS (Atenção Básica e Especializada), como os ligados aos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) e os Centros Especializados em Reabilitação.

 

O curso a distância é pioneiro na temática Estimulação Precoce. Ele foi produzido pelo Ministério da Saúde – por meio das  secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), de Vigilância em Saúde (SVS) e de Atenção à Saúde (SAS) - e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

 

Com 120 horas-aula de duração e dividido em cinco capítulos, o curso aborda introdução à temática da estimulação precoce; desenvolvimento da criança de 0 a 3 anos; estimulação precoce; uso de tecnologias assistivas e o brincar e a participação familiar na estimulação precoce.

 

Faça já sua inscrição no: https://ufrn.unasus.gov.br/

Anexo(s):


Ver todas Veja mais em Notícias do Gerais

Junte-se a nós! Cadastre-se e receba novidades do selo!

Downloads - Baixe aqui arquivos úteis do selo

SOMA - Sistema de Orientação Monitoramento e Avaliação

REALIZAÇÃO

Logotipo Unicef

Logotipo Instituto Peabiru

Logotipo EFG


APOIO

Logotipo Celpa

Logotipo Energisa

Logotipo Cemar

Logotipo ache

Logotipo Neve

Veja todos
os parceiros







Selo município aprovado - Unicef