Pular para conteúdo

NOTÍCIAS

Sena Madureira (AC) vai “de porta em porta” para garantir os direitos de aprender das crianças

17 de outubro, 2016 - 09h30 - Tags: educação

São Luís, 15 de outubro de 2016 - Um desafio foi lançado em 2014 para o município de Sena Madureira, no Acre: erradicar a evasão escolar no município. A Comissão Pró-Selo do município em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e demais secretarias, priorizou o objetivo de gestão Direito de Aprender, aderindo no inicio de 2016 à Campanha Fora da Escola Não Pode! Foram convidados para fazer parte as equipes de gestores da educação e diversos representantes da sociedade civil.

Juntos, eles traçaram objetivos como: construção e ampliação de escolas em alvenaria na zona rural e urbana; erradicar a evasão escolar no município e realizar busca ativa das crianças e adolescentes infrequentes. Segundo os últimos dados do IBGE de 2010, o município de Sena Madureira possuía em 2990 crianças fora da escola e 62% deles estavam localizados na zona rural.

 

Então, um esforço coletivo foi feito para a construção de duas novas creches e reformas de escolas municipais, especialmente na zona rural. Mas era necessária uma grande equipe para localizar e garantir que estas crianças tivessem acesso ao ensino. Aproveitando a rede de proteção de enfrentamento a violência sexual contra crianças e adolescentes já existente no município, foi feito um seminário para explicar a estes profissionais a necessidade de juntos trabalharem a evasão escolar.

 

Como explica o articulador do Selo UNICEF no Município, Daniel Faustino: “após a formação das equipes de trabalho de acordo com o que estabelece o Programa “Fora da escola Não Pode”, utilizamos também uma metodologia de um programa que já tínhamos, o Projeto de Porta em Porta Todos na Escola. E logo lançamos oficialmente o programa Fora Da Escola Não Pode, para todo o município”, explicou o articulador.

 

A busca ativa se concentrou principalmente na zona rural, e os pais participavam de palestras de conscientização sobre a importância de manterem seus filhos na escola. Os casos de crianças fora da escola, mesmo depois da visita às famílias, são encaminhados ao Projeto Quem Ama Educa, em parceria com Ministério Público.

 

O objetivo dessa iniciativa, por sua vez, era de capacitar e treinar os pais a utilizar métodos da psicologia comportamental que são aplicados na intervenção de melhor a disciplina e fortalecer os vínculos familiares,  prevenindo a evasão do ambiente escolar. Ao total, já foram formados cerca de 150 pais. Todas as ações foram inseridas no plano de ação do município para o programa Selo UNICEF Município Aprovado.

“A equipe Pró-Selo do município tem o entendimento que as ações desenvolvidas a partir do ano de 2014, contribuíram de forma significativa  na melhoria  dos indicadores da educação. A adesão à  Campanha Fora da Escola Não Pode! articulada  com o Projeto Quem Ama Educa, foi uma ação de impacto social bastante significativa”, falou o articulador Daniel Faustino.

Anexo(s):


Ver todas Veja mais em Notícias do Selo

Junte-se a nós! Cadastre-se e receba novidades do selo!

Downloads - Baixe aqui arquivos úteis do selo

SOMA - Sistema de Orientação Monitoramento e Avaliação

REALIZAÇÃO

Logotipo Unicef

Logotipo Instituto Peabiru

Logotipo EFG


APOIO

Logotipo Celpa

Logotipo Energisa

Logotipo Cemar

Logotipo ache

Logotipo Neve

Veja todos
os parceiros







Selo município aprovado - Unicef