Pular para conteúdo

NOTÍCIAS

Semana do Bebê é aberta em São Luís

16 de junho, 2015 - 14h28 - Tags: Semana do Bebê primeira infância

São Luís, 15 de junho de 2015 – A 1ª semana do Bebê, que está sendo realizada em São Luís (MA) entre os dias 15 a 20 de junho, teve a sua abertura nesta segunda-feira(15), no Auditório do da Faculdade Santa Terezinha (Cest), na capital maranhense. Estiveram presentes a coordenadora do escritório do UNICEF no Maranhão, Eliana Almeida; a presidente do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente do município, Neuza Ribeiro; além dos secretários municipais de Educação, Geraldo Castro e a Secretaria da Criança e Assistência Social, Andreia Lauande.

A programação cultural contou com apresentações de grupos folclóricos locais, como o grupo de teatro "Boi Voador" e a intervenção: O Outro Sonho de Catirina (personagem do folclore local). O enredo da apresentação chamava a atenção para a melhoria das condições das parturientes, um apelo à dignidade da mãe e do bebê.

A abertura contou ainda com a apresentação de painéis e palestras para gestores e técnicos de políticas públicas municipais (escolas, unidades e serviços de saúde e de assistência social de toda a rede), CMDCA, Conselheiros Tutelares, além de Redes e ONG’s do movimento da infância, discutindo ações que visem à diminuição do índice de mortalidade infantil e à melhoria da qualidade de vida nessa faixa etária.

A semana do Bebê em São Luís está inserida entre as ações da Plataforma dos Centros Urbanos realizadas em São Luís. Para a Semana do Bebê, foram escolhidos como territórios prioritários para a realização das ações.

Áreas como a Cidade Olímpica, a Vila Mauro Fecury e o Tirirical receberão atividades de mobilização comunitária e institucional, com a oferta de serviços públicos, ações de conscientização, capacitação e prevenção, envolvendo mães, bebês e suas famílias, com atenção especial para adolescentes grávidas.

 

“A situação da Primeira infância em São Luís”

O painel foi apresentado pela Secretária de Assistência, Andreia Lauande, juntamente com o Secretario de Educação, Geraldo Castro, e a coordenadora da Rede Cegonha no Município, Graça Lima. A consultora de Educação do UNICEF, Lissandra Leite foi a mediadora.

Andreia falou da necessidade de tratarmos com seriedade os temas que afetam as crianças de nossa cidade. “Nós enquanto gestores não devemos permitir que se instale a cultura da “normalização”, onde tudo é considerado normal. Não ter casa, não é normal, não ter cultura, não é normal, não ter escola não é normal. É preciso mudarmos essa forma de encarar as situações adversas e buscarmos modificar estas realidades”, enfatizou a secretária.

Bebê Prefeito

Um dos destaques da programação do primeiro dia foi a visita do prefeito de São Luís ao “bebê prefeito”, que aconteceu na Maternidade Municipal Marly Sarney. O bebê, David Javi, que nasceu na madrugada deste dia 15 de junho, com 4,750 kilos e 52 cm. Foi o primeiro bebê a nascer de parto normal durante a semana em uma maternidade municipal.

“Fiz todas as consultas, fiz 14, e ele nasceu de parto normal. É meu primeiro filho, estou feliz e escolhi o parto normal porque acho mais fácil, vou poder me recuperar mais rápido e poder cuidar dele”, disse Brenda Pereira Pinho, 19 anos.

A jovem mãe disse ainda que se preparou na unidade de saúde para a chegada do bebê. “No posto de saúde mesmo recebi informações para saber receber bem o Javi”, afirmou. Darlene Pereira, avó do bebê, estava na maternidade, acompanhando a filha falou sobre a importância da amamentação. “Espero que ela amamente até os 6 meses pelo menos, porque fiz este processo com ela e com as irmãs dela, e foi bom pra elas”.

“Nossa função é garantir que cada criança, cada adolescente e cada maranhense tenha acesso à saúde de qualidade. Você, que é uma jovem mãe, saiba que estamos a sua disposição”, declarou o Secretário de Saúde do Estado do MA, Sr. Marcos Pacheco.   

Já a coordenadora do Unicef em São Luís, Eliana Almeida falou para a mãe: “Saiba que seu filho já nasceu um cidadão de direitos, lute pelos direitos dele. Primeiro, antes dele nascer, você já fez o pré-natal. Depois ele teve o direito de nascer de parto normal, e ele também teve direito a um nome e isso é um importante direito, além da assistência médica gratuita. Estes direitos são cumulativos. Ele é um cidadão brasileiro de direitos, nascido em São Luís”.

A secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe orientou a mãe para que ela “continue cuidando deste filho, dando todo amor, que certamente esta criança será muito saudável”.

 

 

Anexo(s):


Ver todas Veja mais em Notícias do Selo

Junte-se a nós! Cadastre-se e receba novidades do selo!

Downloads - Baixe aqui arquivos úteis do selo

SOMA - Sistema de Orientação Monitoramento e Avaliação

REALIZAÇÃO

Logotipo Unicef

Logotipo Instituto Peabiru

Logotipo EFG


APOIO

Logotipo Celpa

Logotipo Energisa

Logotipo Cemar

Logotipo ache

Logotipo Neve

Veja todos
os parceiros







Selo município aprovado - Unicef