Pular para conteúdo

NOTÍCIAS

Rorainópolis e Amajari(RR) intensificam as ações de combate ao Aedes aegypti

22 de fevereiro, 2016 - 15h36 - Tags: aedes aegypti zika dengue chikungunya

Prefeitura de Rorainopólis e Amajari realizaram no dia 05 de fevereiro, reuniões com a Equipe da Vigilância em Saúde Estadual para orientar o grupo intersetorial municipal de enfrentamento ao Aedes aegypti, quanto à execução das ações de combate ao Aedes aegypti (microcefalia), transmissor e causador das doenças dengue, zika e chikungunya.

A Secretaria Municipal de Saúde de Rorainópolis elaborou o planejamento das ações de combate ao mosquito no município. Entre elas, estão a realização de visitas em 100% dos imóveis da área urbana, limpeza em terrenos baldios, além de medidas de intervenção com a inclusão do Ministério Público na abertura dos imóveis fechados ou sem acesso, entre outras.

O mesmo foi realizado no município de Amajari, no qual a reunião contou com várias secretarias municipais e sociedade civil, para propor ações intersetoriais  para eliminação dos focos do mosquito no território municipal.

O encontro contou com a participação da “Comissão Municipal Intersetorial para o Combate ao Aedes aegypti”, agentes comunitários de saúde, agentes de endemias, médicos, fisioterapeutas, farmacêuticos, enfermeiros, assistentes sociais e coordenadores.

Para a secretária de saúde do município de Amajari, Francisca Chgas, é preciso atuar em conjunto a nível municipal e estadual. “Lembrando que para eliminarmos o mosquito precisamos do apoio de todos. Agradeço a todos os profissionais de saúde que contribuíram para a elaboração desse plano, plano esse que hoje é exemplo em todo o estado”, comenta a Secretária.

Já a secretaria municipal de saúde de Rorainopolis informou também que realizará uma campanha de conscientização nos meios de comunicação como rádio e carro de som, visando à participação e contribuição da população na luta e combate ao mosquito. As ações incluem também orientação para as gestantes sobre os cuidados e serem adotados com relação ao vírus da zika, doença relacionada aos casos de microcefalia.

“Este conjunto de ações seguem até 30 de julho de 2016, período em que está em vigor o decreto presidencial das ações de combate aos aedes”, informou o gerente do Núcleo de Sistemas de Informações em Saúde em Rorainopolis, José Vieira.

 

Anexo(s):


Ver todas Veja mais em Notícias do Gerais

Junte-se a nós! Cadastre-se e receba novidades do selo!

Downloads - Baixe aqui arquivos úteis do selo

SOMA - Sistema de Orientação Monitoramento e Avaliação

REALIZAÇÃO

Logotipo Unicef

Logotipo Instituto Peabiru

Logotipo EFG


APOIO

Logotipo Celpa

Logotipo Energisa

Logotipo Cemar

Logotipo ache

Logotipo Neve

Veja todos
os parceiros







Selo município aprovado - Unicef