Pular para conteúdo

NOTÍCIAS

Rondônia comemora melhoria de indicadores após a realização do Selo UNICEF em seus municípios

14 de dezembro, 2016 - 10h24 - Tags: Selo UNICEF Cerimônia de entrega

O estado de Rondônia está na 2ª edição do Selo UNICEF, e nesta ultima edição 2013-2016 apresentou avanços significativos em seus indicadores. Os dados foram apresentados durante a cerimônia de entrega do Selo, realizada no ultimo dia 22 de novembro no auditório do Ministério Público do Trabalho, em Porto Velho, onde 17 municípios receberam o reconhecimento.

 

Mais de 300 pessoas, entre prefeitos, articuladores, presidentes do CMDCA e autoridades locais participaram do evento de certificação do UNICEF, em Rondônia.

Confira as fotos

 

O Representante dos Adolescentes do estado no evento, Wilson Pereira, falou da necessidade da participação direta dos adolescentes nos processos decisórios em seus municípios. “O Selo UNICEF interferiu grandemente na minha vida, ampliou imensamente os meus conhecimentos e a partir dele entendi que precisamos fazer políticas públicas em meio aos adultos. O adolescente precisa estar presente, as prefeituras e gestores devem abrir espaço para que o adolescente possa se pronunciar e dar ideias. Isso é gestão compartilhada de maneira responsável”.

 

O promotor público, Marcos Tessila, destacou o envolvimento do Ministério Público no Selo UNICEF em Rondônia. “Fizemos questão de acompanhar os municípios neste processo, demos prioridade inclusive. Sabemos que resultados os municípios mais engajados podem alcançar então decidimos estar presentes desde as capacitações dos municípios no Selo UNICEF, até o acompanhamento individual de cada ação. Afinal faz parte das atribuições do Ministério Público a defesa dos direitos das crianças e adolescentes e queremos que isto seja uma realidade constante em nosso estado”, disse.

O representante dos articuladores no estado, Gisele Paschoal, do município de Cacoal, falou da importância da intersetorialidade durante todo o processo de realização do Selo nos municípios. “Neste processo de três anos do Selo UNICEF o grande desafio foi a intersetorialidade, fazer com que todas as secretarias e entidades envolvidas no projeto trabalhassem de forma conjunta e coordenada”, falou a articuladora.

A Secretária de Estado de Assistência Social, Hérica Fontenele, em seu discurso conclamou a todas as secretarias do Estado a se unirem e prol desta iniciativa, para que em futuras edições um numero maior de municípios seja certificado.

“Quero parabenizar os municípios, os secretários municipais de assistência e a todos os envolvidos neste projeto nos municípios. Este trabalho apesar de estar nesta edição sendo conduzido de forma mais próxima pela Secretaria de Assistência, pela secretaria de educação e de saúde, é um compromisso de todo o governo. Nosso governo está engajado nesta causa, por isso vamos trabalhar que as próximas edições todas as secretarias estejam ainda mais envolvidas nesta iniciativa, dando todo o suporte que nossos municípios precisam para desenvolver suas ações”, falou a secretária.

O vice-governador do estado, Daniel Pereira, fez uma homenagem especial à articulação estadual, Evilásia Nunes, que nos últimos anos conduziu as ações juntos aos municípios representando o estado.

“Eu pessoalmente quero garantir que na próxima edição vamos nos mobilizar ainda mais, para que todos os nossos 52 municípios façam parte deste projeto tão importante para o estado. Pois vemos todos os resultados que o projeto trás ao estado e à população. É nosso dever defender os direitos de nossas crianças e adolescentes, fazendo isso estamos garantindo não apenas um futuro para nossas crianças, mas uma vida melhor para toda a população”, declarou o vice-governador.

 

 

Anexo(s):


Ver todas Veja mais em Notícias do Selo

Junte-se a nós! Cadastre-se e receba novidades do selo!

Downloads - Baixe aqui arquivos úteis do selo

SOMA - Sistema de Orientação Monitoramento e Avaliação

REALIZAÇÃO

Logotipo Unicef

Logotipo Instituto Peabiru

Logotipo EFG


APOIO

Logotipo Celpa

Logotipo Energisa

Logotipo Cemar

Logotipo ache

Logotipo Neve

Veja todos
os parceiros







Selo município aprovado - Unicef