Pular para conteúdo

NOTÍCIAS

Resultados do Selo UNICEF na Amazônia

07 de dezembro, 2016 - 11h15 - Tags: Selo UNICEF resultados

A metodologia do projeto Selo UNICEF Município Aprovado impulsiona ações que interferem nos indicadores e, principalmente, mudam concretamente a vida de meninos e meninas da Amazônia. Os reflexos da melhoria de indicadores nos municípios podem ser observados em melhoria na qualidade de vida da população a nível estadual também.

Confira os resultados na região e por estado.

 

Mortalidade infantil - De 2011 a 2014, a taxa de mortalidade infantil caiu em 4,5%, entre os municípios inscritos no Selo enquanto nos demais municípios brasileiros a queda foi de 6%. Entre os municípios reconhecidos na Amazônia, a queda foi ainda maior, 9,8%.

Óbito materno e infantil - Uma das ações estratégicas propostas no marco do Selo foi a implantação do comitê municipal de investigação do óbito materno e infantil. Entre os municípios participantes, 171 municípios na região tinham o comitê implantado ou profissional responsável pela investigação desses óbitos. Essa ação possibilita a identificação de questões relacionadas aos serviços de saúde prestados pelos municípios e colaboraram para uma melhor adequação do sistema para o aprimoramento dos serviços prestados à gestante e ao bebê.

Pré-natal - O acesso ao pré-natal aumentou 19,8 % entre os municípios inscritos no selo na Amazônia enquanto nos demais municípios brasileiros o aumento foi de 5.4%. De 2011 a 2014, o percentual de nascidos vivos de gestantes com sete ou mais consultas de pré-natal passou de 40,5% a 48,5%. Entre os municípios certificados o aumento foi de 17.6%.

Semana do Bebê - A Semana do Bebê é uma das ações que promovem a mobilização do município para a melhoria das condições locais que visam garantir o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até 6 anos.  Na Amazônia 238 municípios que realizaram a Semana do Bebê e 155 municípios sancionaram a lei da semana do bebe dando prioridade às ações de cuidado e atenção à gestante e à primeira infância.

 

A taxa de abandono no ensino fundamental da rede municipal caiu 20% entre os municípios inscritos no Selo entre os aos de 2012 a 2015. Esse indicador é relevante pois se baseia em informações sobre o movimento e o rendimento do aluno, podendo estar relacionado às questões como trabalho infantil, falta de interesse e ausência de contextualização dos conteúdos, entre outros. Entre os municípios certificados,  a queda foi de 18.9%

Nesse sentido, 191 municípios da Amazônia priorizaram a busca ativa de crianças e adolescentes infrequentes ou que abandonaram a escola.

 

A distorção idade-série do ensino fundamental da rede municipal entre os municípios inscritos no selo na Amazônia caiu 9.2% enquanto nos demais municípios brasileiros caiu 7.9%. O percentual passou de 42.3% em 2012 a 38.4% em 2015. Este indicador mede a adequação entre idade do aluno  da série na qual está matriculado. O aluno é considerado em situação de distorção quando a diferença entre a idade do aluno e a idade prevista da série é e dois anos ou mais. Para melhorar esse indicador, 215 municípios trabalharam na elaboração do plano municipal de educação que busca conhecer e melhorar as oportunidades educacionais nos municípios a partir de diferentes premissas.

percentual de crianças de até 1 ano registradas entre os municípios inscritos no selo na Amazônia aumentou em 4,5% enquanto no restante dos municípios do país o aumento foi de 1.1%. De 2011 a 2014, o percentual de crianças registradas passou de 86 a 89.9% entre os municípios inscritos na Amazônia. 

Acre

Amapá

Amazonas

Maranhão

Mato Grosso

Pará

Rondônia

Roraima

Tocantins

 

Anexo(s):


Ver todas Veja mais em Notícias do Gerais

Junte-se a nós! Cadastre-se e receba novidades do selo!

Downloads - Baixe aqui arquivos úteis do selo

SOMA - Sistema de Orientação Monitoramento e Avaliação

REALIZAÇÃO

Logotipo Unicef

Logotipo Instituto Peabiru

Logotipo EFG


APOIO

Logotipo Celpa

Logotipo Energisa

Logotipo Cemar

Logotipo ache

Logotipo Neve

Veja todos
os parceiros







Selo município aprovado - Unicef