Pular para conteúdo

NOTÍCIAS

Para garantir os direitos às crianças

06 de outubro, 2016 - 10h32 - Tags: Direitos primeira infância

São Luís, 06 de outubro de 2016 - Neste mês de outubro iremos trazer uma série especial com matérias sobre a defesa de cada um dos direitos básicos de crianças e adolescentes focados no projeto Selo UNICEF para a Amazônia Legal. São eles: Sobreviver e Desenvolver-se; Aprender; Proteger e ser protegido do HIV/Aids; Crescer sem violência; Ser Adolescente; Ser prioridade nas políticas públicas.

Estes direitos estão baseados na Declaração Universal dos Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente que orienta os países do mundo inteiro a respeitarem as necessidades básicas das crianças e tem como base e fundamento os direitos a liberdade, a educação, a saúde, ao brincar e convívio social das crianças, entre outros.

                                                                                   

Sobreviver e desenvolver-se - Os municípios inscritos no programa Selo Unicef Município Aprovado têm buscado trabalhar para assegurar a cada criança o direito de sobreviver e se desenvolver, realizando ações como a construção do Plano Municipal pela Primeira Infância e ações de assistência ao pré-natal. E os municípios já colocaram mãos à obra.

No Maranhão, o município de Araióses, por exemplo, com 71,63% de sua população vivendo na zona rural aprovou em junho de 2016 um plano especial pela primeira infância, como explica a articuladora do município, Edla Carvalho. “O Plano Municipal pela Primeira Infância de Araióses reúne prioridades de ações dirigidas a crianças de 0 a 6 anos do município, principalmente na zona rural, de forma que todas tenham a chance de desenvolver por completo seu potencial. E esses programas são fundamentais para quebrar o ciclo de transmissão de pobreza”, assegurou a articuladora.

Outro município maranhense também engajado na luta pela primeira infância é Açailândia, no Sul do Estado. Com a proximidade das eleições todos os candidatos à prefeitura de Açailândia  aderiram à campanha nacional “Criança é Prioridade” e assinaram o termo de compromisso com os direitos das crianças na primeira infância, ou seja, até os seis anos de idade.

 

Quem organizou a assinatura das cartas foi o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Durante a assinatura do termo os candidatos se comprometeram a implantar o Plano Municipal pela Primeira Infância, reunindo as organizações da sociedade civil e todas as secretarias municipais que cuidam de temas relacionados à garantia dos direitos das crianças, como saúde, educação e assistência social.

 

A presidente do Conselho de Açailândia, Antonia Almeida de Sousa, salientou a importância do compromisso. “Pois esta fase é fundamental para  a formação de um cidadão em todos os níveis da vida, saúde, educação, caráter, personalidade Por isso  é importante que os candidatos se comprometerem a melhorar a vida das crianças de 0 a 06 anos  da cidade”,  afirmou.

No estado do Acre, os municípios também têm defendido o direito de crescer e desenvolver de crianças e adolescentes.  Marechal Thaumaturgo, por exemplo, tem utilizado as “Semanas do Bebê” como oportunidade para ampliarem as ações de estímulo ao pré-natal. Sempre com o tema “Todos juntos pela Primeira Infância”, Marechal Thaumaturgo promove diversas ações com foco na saúde e educação, por meio de palestras, cursos, atividades lúdicas, sobre os cuidados de saúde na primeira infância, avaliação de gestantes em situação de vulnerabilidade e palestras sobre gravidez na adolescência.

As atividades acontecem nos postos de saúde CRAS e nas escolas dos municípios, além de realizarem visitas domiciliares para as famílias. A importância do pré-natal é debatida durante todas as “Semanas do Bebê” em Marechal, quando são também oferecidas e estimuladas a realização de consultas para as gestantes. Elas receberam ainda kits para os cuidados com os bebês.

A jovem Railde Silva Souza foi uma das grávidas participantes das ações da Semana do Bebê e falou a sua impressão sobre a semana do bebê do município. “Foi bonito, muito bem organizado, estou tendo esta oportunidade de receber o meu kit do bebe e isso vai me ajudar. Espero que o município não pare só nesta ação, que outras também aconteçam”, declarou.

O Governo do Estado de Rondônia tem buscado realizar capacitações com equipes de saúde municipais sobre a assistência ao pré natal de risco habital e de alto risco. A diretora executiva de Atenção Integral à Saúde, Angela Ribeiro Souza, explicou que o pré-natal de risco habitual tem como objetivo realizar consultas médicas e de enfermagem, exames laboratoriais e ultrassonografia a fim de verificar o estado de saúde da mãe e bebê, inclusive se for detectada alguma alteração ela será tratada precocemente. “A realização do pré-natal de qualidade dentro da atenção básica reduz a mortalidade materna e infantil”, acrescentou. 

 

De acordo com levantamento realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), foram apontadas as principais doenças apresentadas pelas gestantes de Rondônia no pré-natal de risco habitual e encaminhadas ao pré-natal de alto risco, sendo elas: infecção do trato urinário, hipertensão arterial e diabetes. “Doenças que muitas vezes poderiam ser tratadas na atenção básica por meio de medidas simples, como por exemplo: atividades físicas leves, alimentação saudável, aumento da ingestão de líquidos”, enfatizou Angela Souza.

 

Cabixi (RO), por exemplo, realiza periodicamente palestras com as gestantes no intuito de orientá-las sobre a importância do pré-natal e realiza semanalmente oficinas de pinturas e confecção de utensílios para os bebês para que as gestantes estejam sempre sendo atendidas pelos serviços básicos ofertados pelo município.

 

Anexo(s):


Ver todas Veja mais em Notícias do Selo

Junte-se a nós! Cadastre-se e receba novidades do selo!

Downloads - Baixe aqui arquivos úteis do selo

SOMA - Sistema de Orientação Monitoramento e Avaliação

REALIZAÇÃO

Logotipo Unicef

Logotipo Instituto Peabiru

Logotipo EFG


APOIO

Logotipo Celpa

Logotipo Energisa

Logotipo Cemar

Logotipo ache

Logotipo Neve

Veja todos
os parceiros







Selo município aprovado - Unicef