Pular para conteúdo

NOTÍCIAS

Oficina de Chef Mirim faz sucesso durante a Semana do Bebê

24 de junho, 2015 - 15h14 - Tags: Semana do Bebê primeira infância nutrição segurança alimentar

São Luís, 17 de junho de 2015 - Os conceitos básicos de alimentação saudável foram o foco da oficina “Chefs Mirins”, que foi realizada na quarta-feira (17) durante a programação da Semana do Bebê em São Luís(MA),  na Escola Odílo Costa Filho (no Alto na Esperança), que atende cerca de 190 crianças, de 3 a 6 anos de idade.

 

A ação foi promovida pela Secretaria Municipal de Segurança Alimentar (Semsa). Durante a oficina, as crianças são estimuladas a “colocar a mão na massa” e aprendem a fazer pratos nutritivos e saudáveis com muitas frutas, verduras e vegetais. Depois podem saborear suas criações.

 

Segundo a titular da Semsa, Fátima Ribeiro, o objetivo da ação é motivar as crianças a consumirem este tipo de alimento. "A estratégia da oficina é fazer com que eles conheçam o valor nutricional e o sabor dos alimentos saudáveis", explicou.

 

A metodologia desafia as crianças a criar pratos novos e atraentes. Outros alunos podem sugerir e fazer perguntas sobre os pratos dos pequenos. Para a secretária é importante que eles se divirtam e aprendam sobre a alimentação saudável.

A nutricionista da Semsa Nara Rabelo, que também foi a facilitadora da oficina, ensinou os pequenos sobre como higienizar as mãos. Depois falou dos nutrientes de cada fruta apresentada e de como fazer a assepsia dos alimentos. Incentivou ainda o consumo de frutas em casa. Lucas, de 3 anos, participou da oficina e disse que gostou. “Gosto muito de maçã e gostei muito de cortar as frutinhas”, revelou o novo chef mirim.

Diretora da escola há 17 anos, Henriqueta Leite de Morais, conta sua experiência com o projeto. “Temos atividades semelhantes de conscientização, mas esta ação foi especial. Buscamos fazer o acompanhamento, enviar cartilhas para os pais se informarem sobre o tema”, informou a diretora.

Durante toda a programação da Semana do Bebê de São Luís a oficina irá percorrer várias escolas da rede municipal de ensino, priorizando alguns territórios trabalhados pela Plataforma dos Centros Urbanos, projeto do UNICEF, por apresentarem indicadores mais deficitários.

 

Anexo(s):


Ver todas Veja mais em Notícias do Selo

Junte-se a nós! Cadastre-se e receba novidades do selo!

Downloads - Baixe aqui arquivos úteis do selo

SOMA - Sistema de Orientação Monitoramento e Avaliação

REALIZAÇÃO

Logotipo Unicef

Logotipo Instituto Peabiru

Logotipo EFG


APOIO

Logotipo Celpa

Logotipo Energisa

Logotipo Cemar

Logotipo ache

Logotipo Neve

Veja todos
os parceiros







Selo município aprovado - Unicef