Pular para conteúdo

NOTÍCIAS

Nobres valoriza a primeira infância em estratégias do Plano Municipal

06 de setembro, 2016 - 10h40 - Tags: Selo UNICEF Semana do Bebê primeira infância PMPI

 

Belém, 06 de setembro de 2016 - Os primeiros seis anos de vida são de extrema importância para o desenvolvimento das habilidades em diversos aspectos de uma criança, seja ela no âmbito físico ou no psicológico. O Plano Nacional pela Primeira Infância (PNPI) propõe uma política de promoção e defesa dos direitos fundamentais da criança dos zero até os seis anos de idade por meio de ações articuladas de saúde, educação, proteção, etc.

Nessa etapa é essencial, portanto a garantia de um ambiente saudável para o desenvolvimento de meninos e meninas, e é por isso que a criação e implementação do PMPI é um dos objetivos de gestão do projeto Selo UNICEF. Dos municípios inscritos na iniciativa 169 aceitaram o desafio de realizar estratégias para esse público.

Por estado da Amazônia Legal Brasileira, dentre os que fazem parte do projeto, o número de cidades que elaboraram e estão aplicando o PMPI são: Acre – 1, Amapá – 4, Amazonas – 21, Maranhão – 54, Mato Grosso – 16, Pará – 26, Rondônia – 15, Roraima – 6 e Tocantins – 26. As informações foram indicadas pelos próprios municípios ao UNICEF e seus parceiros.

 Nobres, localizado no Mato Grosso, elaborou o Plano Municipal pela Primeira Infância em 2015. Para a formulação deste documento, que reúne toda a estratégia de atenção e garantia de direitos do público infantil, foram reunidos representantes das secretarias municipais de assistência social, educação, saúde, entre outras, e foi sancionado no decreto municipal de n° 046/2015.

O Plano prevê ações principalmente nessas três áreas, que envolvem o poder público e a sociedade civil na mobilização pela primeira infância desde a gestação. Prevê também sugerem campanhas educativas e informativas. Uma das atividades de destaque é a Semana do Bebê, uma estratégia de mobilização social que gira em torno de atividades realizadas da saúde, cuidados específicos com a criança, acompanhamento do crescimento, e outros.

Para a articuladora Josimari Silva, a importância da realização do PMPI se reflete nos cuidados e necessidades dos direitos fundamentais da criança. “O nosso objetivo é garantir desde a gestação até os seis anos de idade, que o bebê seja coberto de todos os direitos fundamentais, porque é o principal período do desenvolvimento da criança. A necessidade de ter uma atenção especial nesse período tão específico que pode alterar curso da vida das pessoas, por isso é essencial”, disse.

Josimari ainda ressalta a importância de um olhar integrado e total dos aspectos da vida da criança. “A implantação do Plano foi um momento muito importante para o nosso município, através do plano foi instituída a Semana do Bebê, com uma lei municipal, em que ocorre uma série de ações voltadas para a primeira infância com o apoio das secretarias e dos gestores”, concluiu a articuladora. 

Anexo(s):


Imagens em anexo


Ver todas Veja mais em Notícias do Selo

Junte-se a nós! Cadastre-se e receba novidades do selo!

Downloads - Baixe aqui arquivos úteis do selo

SOMA - Sistema de Orientação Monitoramento e Avaliação

REALIZAÇÃO

Logotipo Unicef

Logotipo Instituto Peabiru

Logotipo EFG


APOIO

Logotipo Celpa

Logotipo Energisa

Logotipo Cemar

Logotipo ache

Logotipo Neve

Veja todos
os parceiros







Selo município aprovado - Unicef