Pular para conteúdo

NOTÍCIAS

Municípios Maranhenses no Combate ao Mosquito da Dengue

27 de janeiro, 2016 - 13h07 - Tags: aedes aegypti zika dengue chikungunya

São Luís, 26 de janeiro de 2016 - Em 2015, foram notificados 7.662 casos de dengue no Maranhão, sendo 2.143 em São Luís, com dez óbitos confirmados. As cidades mais endêmicas do estado foram Campestre do Maranhão, Presidente Médici, Bequimão, Senador Alexandre Costa, Turilândia, Barra do Corda, Nova Olinda do Maranhão, Paraibano, Peri Mirim, Pinheiro, Buriti Bravo e Buriticupu. Por isso, com apoio do Ministério da Saúde, Governo do Estado e secretarias de saúde municipais, cada local está buscando realizar ações para conter o avanço da doença.

 

São Mateus/MA, por exemplo, realiza visitas a famílias em áreas mais afastadas, levando folhetos e dando informações sobre o mosquito da Dengue, Chikungunha, e Virus Zika. As ações iniciaram em janeiro e devem se estender durante todo o período das chuvas no estado, quando a proliferação dos focos é maior.

 

No último dia 22 de janeiro, Timon realizou uma grande mobilização, chamando toda a população a contribuir na limpeza e vistoria dos locais mais propensos aos focos do mosquito. Além disso, realizaram reunião com todas as secretarias municipais, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar para apresentarem as estratégias de combate ao mosquito. Criando ainda um disque dengue, onde a população pode ligar para obter informações, realizar denuncias e solicitar vistoria de locais.

 

Em São Raimundo das Mangabeiras, uma audiência pública foi feita com a presença de toda a equipe de saúde do município, a Promotoria de Justiça e a população, houve o lançamento da campanha de combate à dengue.

 

Pinheiro, no Maranhão realizou uma grande mobilização com a presença de varias secretarias e órgãos públicos no intuito de formarem uma força de trabalho no combate ao mosquito.  A mesma ação se repetiu no município de Loreto.

 

Por meio da secretaria de infraestrutura, no ultimo dia 15, Barão de Grajaú fez um grande mutirão de limpeza. A prefeitura pediu apoio da comunidade para que todo e qualquer cidadão contribuísse no mutirão. Neste ano foram já foram notificados seis casos de dengue no município.

 

Em Buritirana, Mirador, santa Rita, Bacabal,Estreito, Alto Parnaíba e Colinas ações como palestras, mutirões e equipes de saúde visitando as casas iniciaram nas escolas e bairros da zona urbana e rural.

 

A presidente do CMDCA de Nova Iorque, no Maranhão informou que o município está trabalhando com o material enviado pelo Ministério da Saúde para os municípios: “Estamos desenvolvendo ações de combate ao mosquito da dengue e educação, através de palestras na comunidade. Nossas áreas de saúde, educação e assistência estão trabalhando juntas na campanha contra o mosquito da dengue” explicou a presidente.

Em todas estas ações as equipes intersetoriais do Selo Unicef de cada município estiveram envolvidas, atuantes no combate ao mosquito. Confiram as fotos das ações em cada município.

 

Anexo(s):


Ver todas Veja mais em Notícias do Selo

Junte-se a nós! Cadastre-se e receba novidades do selo!

Downloads - Baixe aqui arquivos úteis do selo

SOMA - Sistema de Orientação Monitoramento e Avaliação

REALIZAÇÃO

Logotipo Unicef

Logotipo Instituto Peabiru

Logotipo EFG


APOIO

Logotipo Celpa

Logotipo Energisa

Logotipo Cemar

Logotipo ache

Logotipo Neve

Veja todos
os parceiros







Selo município aprovado - Unicef