Pular para conteúdo

NOTÍCIAS

Municípios do oeste e sudoeste do Pará participam de Capacitação do Selo UNICEF

28 de abril, 2016 - 11h34 - Tags: Selo UNICEF aedes aegypti Ciclo de Capacitação

Belém, 28 de abril de 2016 – “Desde que o Selo UNICEF vem nos capacitando, nós estamos buscando inovar cada vez mais para garantir o direito das crianças no município”. A declaração é da articuladora de Vitória do Xingu(PA), Aldenira Soares, que participou da capacitação do projeto, nos dias 26 e 27 de abril, em Santarém.

Vitória do Xingu foi um dos oito municípios da região oeste do Pará a conhecerem os conteúdos apresentados neste IV Ciclo de Capacitação. Segundo Aldenira, os conteúdos ajudam os municípios a serem criativos na integração das ações. Desta vez, foram ministrados assuntos relacionados ao combate e a prevenção das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, à metodologia do 2° Fórum, ao SOMA e à relação entre “Saneamento e Saúde”.

Para a articuladora de Porto de Moz, Luciene Gomes, a cada capacitação é gerado “um aprendizado a mais”. Ela gostou muito das palestras sobre o combate ao Aedes aegypti e “Saneamento e Saúde”.

“Essas informações a gente não pode guardar pra gente, tem que transformar em ações que virem políticas públicas para crianças e adolescentes. A gente percebe o quanto os direitos humanos ainda estão sendo violados e as políticas são falhas. Por isso, nós temos que levar com responsabilidade e compromisso as informações para que reflita na realidade no município”, afirmou.

Aedes aegypti – As informações sobre a dengue, o zika e a chikungunya foram apresentadas por Nesildo Oliveira, da coordenação da dengue da 9° regional de Saúde da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará. De acordo com ele, essa parceria vai resultar em um combate mais efetivo ao mosquito nos municípios.

“Foi uma experiência nova para a gente, porque envolveu pessoas de outras secretarias nesse encontro. Nós queremos é somar e ajudar porque somos poucos agentes para realizar todo o trabalho. Então, essa iniciativa do Selo UNICEF vai contribuir muito com o trabalho. Nós percebemos pelos relatos que já está havendo a intensificação das ações nos municípios, envolvendo os mutirões, as palestras e as gincanas e a gente sabe que o resultado disso vai aparecer mais na frente”, avaliou.

Nesildo apresentou os dados referentes ao combate do Aedes aegypti e a troca de informações teve uma reação imediata dos articuladores. “Eles viram os indicadores e já iniciaram o contato com as secretarias de saúde dos municípios para saber por que os dados estão vermelhos. Isso vai refletir no trabalho de endemias e melhorar a atuação certamente”, contou.

Saneamento e Saúde – A necessidade de integração das políticas públicas sociais e do envolvimento das secretarias de saúde, assistência social e educação nas decisões sobre o saneamento ambiental nos municípios foram destacados pelo coordenador do escritório do UNICEF em Belém, Fabio Morais, durante a palestra sobre Saneamento Ambiental e Saúde.

O tema foi inserido nas capacitações com o objetivo de estimular os municípios a desenvolverem uma atuação mais integrada no assunto. Na palestra, os articuladores e presidentes de CMDCA puderam ver a relação entre os assuntos e a “importância de operacionalizar a garantia de direitos”.

“Para garantir todo o direito você precisa saber a especificidade de cada um para garantir a universalidade na garantia. Caso contrário, um ou outro direito será subjulgado”, explicou o coordenador.

A ideia é estimular que os municípios realizem no dia 15 de outubro uma mobilização do Dia de Lavagem de Mãos como forma de prevenção a várias doenças, entre elas a diarreia, que ainda vitmiza milhares de pessoas, sobretudo crianças, nos municípios da Amazônia.

Promover o entendimento sobre a relação entre saneamento e saúde foi fundamental para que os municípios entendessem as estratégias do UNICEF seja com o combate ao Aedes, seja na promoção do Dia Mundial de Lavagem de Mãos. 

Anexo(s):


Ver todas Veja mais em Notícias do Selo

Junte-se a nós! Cadastre-se e receba novidades do selo!

Downloads - Baixe aqui arquivos úteis do selo

SOMA - Sistema de Orientação Monitoramento e Avaliação

REALIZAÇÃO

Logotipo Unicef

Logotipo Instituto Peabiru

Logotipo EFG


APOIO

Logotipo Celpa

Logotipo Energisa

Logotipo Cemar

Logotipo ache

Logotipo Neve

Veja todos
os parceiros







Selo município aprovado - Unicef