Pular para conteúdo

NOTÍCIAS

Municípios do Mato Grosso recebem reconhecimento por avanço nos direitos de crianças e adolescentes

07 de dezembro, 2016 - 12h38 - Tags: Selo UNICEF resultados

No dia 25 de novembro, 30 municípios do Mato Grosso foram reconhecidos como aqueles que conseguiram avançar na garantia dos direitos de crianças e adolescentes nos últimos quatro anos. No auditório do Palácio Paiaguás, 15 prefeitos e 15 representantes de municípios receberam o Selo UNICEF Município Aprovado.

A cerimônia foi promovida durante o Seminário “Avanços e Perspectivas do Direito da Infância e Adolescência no Mato Grosso”, no qual gestores municipais, secretários de assistência social, educação e saúde, membros do Judiciário, além de técnicos e conselheiros municipais de direitos da criança e do adolescente fizeram um balanço dos avanços e desafios da infância no estado.

Confira as fotos

Seminário – O evento foi aberto com a conferência magna sobre Infância na Amazônia Legal com o coordenador do Programa de Cidadania dos Adolescentes do UNICEF, Mario Volpi, que falou sobre as políticas nacionais de infância e adolescência e o foco no protagonismo infanto juvenil.

O Seminário teve ainda mesas temáticas sobre outros assuntos relacionados à infância e à adolescência com o coordenador do escritório do UNICEF para o Mato Grosso, Fabio Morais; o juiz da Vara da Infância Tulio Duailibi; secretário de Trabalho e Assistência do Mato Grosso, Valdiney Arruda; a presidente do Conselho Estadual de direitos da Criança e do Adolescente, Annelyse Candido; o secretário de Assistência Social de Tangará da Serra, Aguinaldo Garrido; o promotor da Infância  e Juventude de Rondonópolis-MT, Dr.Ari Madeira Costa, e o Secretário Adjunto de Administração Sistêmica – SETAS, Marcos Sovinski.

Selo UNICEF – Mais de 200 pessoas prestigiaram a cerimônia de certificação do Selo UNICEF no Mato Grosso. Além dos prefeitos e representantes dos municípios que receberam o troféu, articuladores municipais e conselheiros municipais de direitos da criança e do adolescente receberam um certificado ressaltando o empenho na realização da metodologia durante estes anos.

Metodologia esta que é ressaltada pelos ganhadores como uma ferramenta importante para a gestão municipal. “O Selo UNICEF é um instrumento essencial para o processo de garantia dos direitos. Ele é sobre o aspecto de motivação muito importante por conta da marca tão forte quanto a do UNICEF, mas principalmente pela metodologia que trabalha com o que é essencial: promover qualificação, formação e empoderamento, e ações articuladas que venham devolver a criança e ao adolescentes um aumento de sua proteção”, afirma o secretário de assistência social e trabalho do Mato Grosso, Valdiney Arruda.

A vice-prefeita de Cárceres, Eliene Dias, vencedora do Selo UNICEF também ressaltou a ação articulada entre as secretarias como o principal avanço no município. “Através dos objetivos conseguimos articular as ações de proteção a criança e ao adolescente e a rede de atendimento tanto do poder público quanto das entidades não governamentais e o conselho municipal de direitos da criança e do adolescente, que teve um papel fundamental na articulação e nessas ações que foram bastante benéficas para o nosso município considerando que nós moramos numa faixa de fronteira, o que acentua bastante a vulnerabilidade de crianças e adolescentes. É uma honra levar esse prêmio, porque conseguimos avançar nas articulações de atendimento, pois quando as políticas não funcionam, a gente não tem resultados”, explicou.

A adolescente Bruna Alves, de Paranaíta, que representou os adolescentes do Mato Grosso na cerimônia, disse que ainda é preciso avançar muito nas políticas públicas, e principalmente envolver mais os adolescentes na formulação, realização e avaliação das ações. Ela mandou um recado para os prefeitos: “Acreditem mais na juventude, porque a juventude é o futuro, mas é o presente também. Estimulem os adolescentes a participarem, deem espaço a eles, porque um adolescente com os sonhos mortos vira um adulto sem iniciativa de lutar pelos próximos”.

Municípios premiados:

  1. Cuiabá
  2. Sinop
  3. Cáceres
  4. Campo Novo do Parecis
  5. Campo Verde
  6. Primavera do Leste
  7. Tangará da Serra
  8. Alta Floresta
  9. Alto Taquari
  10. Arenápolis
  11. Barra do Bugres
  12. Cláudia
  13. Glória D'Oeste
  14. Ipiranga do Norte
  15. Marcelândia
  16. Matupá
  17. Nobres
  18. Pedra Preta
  19. Pontes e Lacerda
  20. Porto dos Gaúchos
  21. Querência
  22. São José do Rio Claro
  23. Apiacás
  24. Comodoro
  25. Nortelândia
  26. Paranaíta
  27. Santo Antônio do Leste
  28. Acorizal
  29. Jangada
  30. São Félix do Araguaia

Anexo(s):


Ver todas Veja mais em Notícias do Selo

Junte-se a nós! Cadastre-se e receba novidades do selo!

Downloads - Baixe aqui arquivos úteis do selo

SOMA - Sistema de Orientação Monitoramento e Avaliação

REALIZAÇÃO

Logotipo Unicef

Logotipo Instituto Peabiru

Logotipo EFG


APOIO

Logotipo Celpa

Logotipo Energisa

Logotipo Cemar

Logotipo ache

Logotipo Neve

Veja todos
os parceiros







Selo município aprovado - Unicef