Pular para conteúdo

NOTÍCIAS

Municípios do Amazonas e Roraima iniciam ações de enfrentamento contra o mosquito Aedes aegypti

28 de janeiro, 2016 - 10h52 - Tags: aedes aegypti zika dengue chikungunya

Manaus, 28 de janeiro de 2016- Os trabalhos contra o mosquito Aedes Aegypti, causador do Zika Vírus, dengue e outras doenças tropícais, tem se intensificado desde a esfera federal até a municipal. Muitas cidades da Amazônia iniciam suas ações de limpeza para acabar com o foco do mosquito, responsável pela transmissão do Zika Vírus.

No Amazonas, Manicoré já está desnevolvendo ações de limpeza de terrenos abandonados e campanhas de conscientização com a população. A ação de prevenção e controle de doenças endêmicas está na sua terceira fase e conta com o trabalho intersetorial das secretarias de Saúde, Infraestrutura e de promoção social.

Entre os serviços realizados pela prefeitura, estão os de dedetização, limpeza de ruas, atendimento médico e serviços sociais gratuitos. Cerca cem pessoas estão trabalhando nessa ação dentor do município.

Segundo o prefeito Lúcio Flávio é importante “prevenir a população de doenças endêmicas, principalmente agora nesse período em que ocorrem as chuvas. A população também tem que ajudar e colaborar limpando seus quintais, frente de suas casas, não despejar água encanada do quintal para a rua, em fim fazer com que a cidade os bairros possam dar um grande exemplo de cidadania no que diz respeito à limpeza colaborando e sendo parceiro junto ao governo municipal”, comenta.

Em Presidente Figueiredo(AM), as ações também estão acontecendo de maneira articulada e inovadora. O município possuí um atendimento intinerante que percorre comunidades das áreas rurais e por meio de peças de teatro e atendimento médico as equipes realizam a conscientização dentro das comunidades, além de realizar as limpezas das casas.

O muncípio também desenvolveu um plano de contingência intersetorial que busca preparar e conter o vírus em caso de surto. Na cidade de Amajari, já foi realizada a primeira reunião com os secretários de Saúde, Educação e Assistência para repensar as ações para enfrentar o Zika Vírus. Espera-se que o plano sirva de prevenção ao mosquito transmissor.

Atenção - O novo vírus que ganhou as manchetes do mundo ainda é desconhecido e pouco se sabe sobre seus impactos, porém, algo já é atestado, o Zika Vírus é um dos causadores da microencefalia, doença que gera a má formação do cerebro de crianças em sua gestação, por isso é necessário que você tome os mesmos cuidados que deve tomar com a dengue. As grávidas em potencial, possuem maior risco, pois a doença afeta diretamente seus bebês.

 

 

 

Anexo(s):


Ver todas Veja mais em Notícias do Selo

Junte-se a nós! Cadastre-se e receba novidades do selo!

Downloads - Baixe aqui arquivos úteis do selo

SOMA - Sistema de Orientação Monitoramento e Avaliação

REALIZAÇÃO

Logotipo Unicef

Logotipo Instituto Peabiru

Logotipo EFG


APOIO

Logotipo Celpa

Logotipo Energisa

Logotipo Cemar

Logotipo ache

Logotipo Neve

Veja todos
os parceiros







Selo município aprovado - Unicef