Pular para conteúdo

NOTÍCIAS

Município de Buriti Bravo (MA) investe em participação popular para o combate ao Aedes aegypti

14 de março, 2016 - 11h15 - Tags: aedes aegypti zika dengue chikungunya

São Luís, 11 de março de 2016 - A mobilização da sociedade tem sido um fator importante nas ações contra o mosquito Aedes aegypti no Brasil. O município de Buriti Bravo decidiu, por isso, o envolvimento da população ser prioridade em cada ação a ser realizada na cidade no combate ao vetor da dengue, do zika e da chikungunya.

 

Ações de mobilização estão acontecendo desde o inicio do ano, durante três vezes na semana. Programas de radio, visitas e convites têm sido feito a todos os moradores para que contribuam ativamente. As ações de mobilização iniciaram-se nas escolas, com palestras de enfermeiros nas escolas da zona urbana e rural. A previsão é de que as palestras se estendam até maio. Com a distribuição de adesivos para serem colocados nas casas, além de mutirões, visitas de agentes de saúde e palestras.

 

A articuladora do Selo UNICEF e professora Alessandra Keyty também participa do ciclo de palestr??as. “Todos estamos colaborando com as ações de forma voluntária, através de palestras, mutirões, visitas. Até maio teremos realizado palestras em todas as escolas do município. Nossas ações vão da pré-escola ao ensino médio, todos são convidados a participar e são esclarecidos sobre o tema”, falou a articuladora.


Nesta grande mobilização popular, nem o prefeito do Município, Cid Costa,  ficou de fora, foi para a rádio comunitária convocar a população e junto com o secretario de saúde, Raimundo Campelo, esclarecer algumas duvidas da população sobre o mosquito. A articulação do selo UNICEF esteve presente nesta ação.

 

As igrejas e entidades religiosas também foram convidadas a dar a sua colaboração. A Igreja Batista do Município, por exemplo, reuniu suas crianças e adolescente e fez uma grande divulgação e mobilização no município. A Igreja Católica também está com o tema de sua campanha da fraternidade deste ano de 2016 falando sobre saneamento básico falando a seus fieis sobre o tema durante seus sermões.

 

Nos bairros da cidade a cada semana é realizado um grande mutirão com a presença de enfermeiros, agentes de saúde, de endemias, sanitários, gestores, prefeito e secretários, além da equipe de coleta de lixo, além da população de cada bairro mobilizado. Foram utilizadas até retro escavadeiras para remover os lixos encontrados nas ruas e que poderiam conter focos do mosquito.

Anexo(s):


Ver todas Veja mais em Notícias do Selo

Junte-se a nós! Cadastre-se e receba novidades do selo!

Downloads - Baixe aqui arquivos úteis do selo

SOMA - Sistema de Orientação Monitoramento e Avaliação

REALIZAÇÃO

Logotipo Unicef

Logotipo Instituto Peabiru

Logotipo EFG


APOIO

Logotipo Celpa

Logotipo Energisa

Logotipo Cemar

Logotipo ache

Logotipo Neve

Veja todos
os parceiros







Selo município aprovado - Unicef