Pular para conteúdo

NOTÍCIAS

Manaus dá início à elaboração do plano pela Primeira Infância

22 de setembro, 2016 - 10h12 - Tags: primeira infância

Por meio da mobilização de técnicos, gestores e sociedade civil, UNICEF, Governos Federal, Estadual e Municipal dão início aos debates para construção do Plano

Manaus, 02 de setembro – Manaus começa o mês de setembro promovendo oficinas para a elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância. A construção do Plano é resultado de um mês de atividades realizadas em toda a capital amazonense, envolvendo os Governos Federal, por meio do Ministério da Saúde, o Estadual, e o Municipal, o Fundo das Nações Unidas pela Infância (UNICEF) e a organização não-governamental United Way, por meio de encontros, oficinas, momentos de escuta de crianças e suas famílias, momentos lúdicos e recreativos, entre outros.

As ações são resultado da Plataforma dos Centros Urbanos em Manaus (PCU), que articula estratégias com o município, entra elas o Plano Municipal pela Primeira Infância, com o objetivo de diminuir as desigualdades intra municipais entre crianças e adolescentes.

Durante todo o mês de agosto foram cerca de 300 famílias mobilizadas para discutir os direitos de crianças de 0 a 6 anos, a primeira infância. As atividades promovidas na cidade de Manaus tiveram como marco projetos como a Semana do Bebê, Semana Mundial do Aleitamento Materno e Agosto Dourado, que tornaram possível a realização de dezenas de atividades, possibilitando o engajamento de centenas de pessoas.

Atividades educativas, culturais e recreativas que buscaram dialogar com pais e mães e suas crianças, promovendo educação e sensibilização de temas que foram de “Aleitamento Materno: presente saudável, futuro sustentável” até “Semana do Bebê Ribeirinho”, às margens do Rio Negro, em que foram oferecidas rodas de conversas voltadas para a relação das mães com as crianças, desde o preparo para o parto até a alimentação dos bebês.

Unai Sacona, chefe da Plataforma Amazônia do UNICEF, ressaltou a importância de ações conjuntas para garantir os direitos das crianças e adolescentes do Estado, como é o caso desta ação que reuniu várias atividades oferecidas por cada um dos parceiros. “É necessário pensar em como ações em conjunto podem ter uma repercussão maior com nosso público alvo, crianças e adolescentes, dessa forma conseguimos potencializar e garantir os direitos de maior número de crianças no Amazonas. É um desafio fazer com que mais crianças e suas mães tenham pleno acesso aos seus direitos básicos. Mas está nas mãos de cada um de nós pensar em estratégias como essas para chegar nessas mães e bebês que mais precisam.”

Entre as atividades realizadas no mês estava a escuta com as crianças. Foram identificadas situações de abuso e violência doméstica por parte dos pais. Estes casos serão acompanhados pelos órgãos do sistema de garantia dos direitos da criança e do adolescente. “Os processos participativos e centrados nos primeiros anos de vida têm que que se dar de forma sistemática e organizada em todos os bairros. O grande aprendizado destas celebrações da primeira infância, é que é possível fazer, mesmo nos bairros mais distantes das sedes administrativas”, complementa Unai Sacona.

Anexo(s):


Ver todas Veja mais em Notícias do Selo

Junte-se a nós! Cadastre-se e receba novidades do selo!

Downloads - Baixe aqui arquivos úteis do selo

SOMA - Sistema de Orientação Monitoramento e Avaliação

REALIZAÇÃO

Logotipo Unicef

Logotipo Instituto Peabiru

Logotipo EFG


APOIO

Logotipo Celpa

Logotipo Energisa

Logotipo Cemar

Logotipo ache

Logotipo Neve

Veja todos
os parceiros







Selo município aprovado - Unicef