Pular para conteúdo

NOTÍCIAS

Mais de 600 crianças são envolvidas no combate ao Aedes aegypti em Lucas do Rio Verde (MT)

19 de abril, 2016 - 13h55 - Tags: aedes aegypti zika dengue chikungunya

Belém, 19 de abril de 2016 – Com o aumento dos registros de dengue, zika e chikungunya em Lucas do Rio Verde (MT), foi elaborado o projeto Semáforo contra o Aedes aegypti, que teve início em 2 de março. A iniciativa envolveu 610 crianças e suas famílias, em três comunidades rurais do município.

 

O objetivo foi motivar a população a combater o mosquito e, assim, reduzir os casos de doença, além de intensificar as ações de educação e conscientização da população. Foram envolvidas nas ações a equipe Saúde da Família Rural, a equipe Escolar (São Cristovão e Fredolino Vieira Barros), lideranças comunitárias, alunos das escolas e Vigilância Epidemiológica sendo que todos participaram de visitas às residências, conscientizando a população para eliminação dos criadouros.

 

As atividades deste projeto foram desenvolvidas  inicialmente  com palestras educativas sobre o mosquito, onde foi montada uma mesa expositora com o Aedes aegypti e outros mosquitos destacando as diferenças entre eles. Após a realização das palestras foram realizadas as visitas domiciliares na comunidade focando  a  busca por possíveis criadouros.

 

As residências foram identificadas com  suas respectivas bandeiras:

VERMELHO: significava grande perigo (casas onde forem encontradas larvas)

 

AMARELO: muita atenção (casas onde forem encontrados locais propícios para a procriação do mosquito)

 

VERDE:  passe livre (quintal limpo e sem risco a saúde).

 

Após ter sido feita a vistoria e identificados mosquitos, larvas e possíveis criadouros, o local foi advertido verbalmente da importância da limpeza do seu estabelecimento para sua saúde e dos seus vizinhos. O mesmo teve um prazo de uma semana para se adequar, caso as providências de limpeza não fosse tomada, estes serão encaminhados para esfera superior.

 

Com o projeto “Semáforo contra o Aedes aegypti ” o município de Lucas do Rio Verde tentou alertar sobre a importância dos cuidados com a saúde, sobre as diferentes formas de prevenção e sobre o reconhecimento do seu papel social como cidadão responsável e participativo, valorizando  as ações de cada um como contribuição para a vida das pessoas na sociedade.

 

Anexo(s):


Imagens em anexo


Ver todas Veja mais em Notícias do Selo

Junte-se a nós! Cadastre-se e receba novidades do selo!

Downloads - Baixe aqui arquivos úteis do selo

SOMA - Sistema de Orientação Monitoramento e Avaliação

REALIZAÇÃO

Logotipo Unicef

Logotipo Instituto Peabiru

Logotipo EFG


APOIO

Logotipo Celpa

Logotipo Energisa

Logotipo Cemar

Logotipo ache

Logotipo Neve

Veja todos
os parceiros







Selo município aprovado - Unicef