Pular para conteúdo

NOTÍCIAS

Macapá realiza programação em alusão à Semana do Aleitamento Materno

05 de agosto, 2016 - 10h45 - Tags: aleitamento materno

Belém, 05 de agosto de 2016 - Com uma programação voltada para destacar a importância do aleitamento materno, o município de Macapá(AP) promoveu uma extensa programação que se encerra nessa sexta-feira (5). Entre as ações dicas de aleitamento para mães, sessão de cinema, rodas de conversa e o tradicional "mamaço", momento em que várias mães amamentam os filhos de maneira simultânea.

A atividade de abertura reuniu profissionais de saúde no Centro de Difusão Cultural João Batista de Azevedo Picanço, em Macapá. A importância  da amamentação nos seis primeiros meses de vida e a maneira correta do aleitamento serão temas de destaque durante a campanha.

Segundo a coordenação da Semana do Aleitamento Materno, serão realizadas ações educativas em escolas públicas, stands e orientações sobre aleitamento em pontos comerciais e shoppings da cidade, além de uma sessão especial de cinema para mães e bebês, por meio do projeto Cine Materna.

De acordo com a coordenadora do Banco de Leite Humano (BHL) no Amapá, Andrea Marvão, o tema "Amamentação: Presente e saudável, futuro sustentável" busca orientar as mães quanto à amamentação sem uso de produtos e artifícios na alimentação do bebê, durante a fase de lactação.

"Após ter um bebê, a mãe fica muito sensibilizada e muitas se acham até incapazes de produzir leite suficiente para amamentar o filho. Mas buscamos mostrar que a amamentação é uma questão de sobrevivência tanto para ela quanto para o bebê. O leite materno em si é completo e saudável para a criança", enfatizou.

Doação

Andréa Marvão enfatiza ainda que a programação busca ampliar o número de doadoras no Banco de Leite Humano, que apesar de ser considerado mediano, não é suficiente para atender a demanda existente.

"Queremos ampliar a quantidade de doadoras no Banco de Leite, que apesar de ser razoável, não é suficiente para o número de bebês que necessitam de leite materno. O ideal para atender a necessidade seria de 300 litros por mês, atualmente são em torno de 180 a 200 litros", disse.

No Amapá, o Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital da Mulher Mãe Luzia está organizando a Semana Mundial de Aleitamento Materno, que acontece desde 1992 em cidades do mundo com a intenção de dar visibilidade à prática materna e aos benefícios dela.

Fonte: G1 Macapá

Anexo(s):


Ver todas Veja mais em Notícias do Selo

Junte-se a nós! Cadastre-se e receba novidades do selo!

Downloads - Baixe aqui arquivos úteis do selo

SOMA - Sistema de Orientação Monitoramento e Avaliação

REALIZAÇÃO

Logotipo Unicef

Logotipo Instituto Peabiru

Logotipo EFG


APOIO

Logotipo Celpa

Logotipo Energisa

Logotipo Cemar

Logotipo ache

Logotipo Neve

Veja todos
os parceiros







Selo município aprovado - Unicef