Pular para conteúdo

NOTÍCIAS

III Ciclo de Capacitações prepara os municípios para a reta final do Selo UNICEF

31 de agosto, 2015 - 15h48 - Tags: Selo UNICEF

Belém, 31 de agosto de 2015 - Desde o dia 19 de agosto, o UNICEF e os parceiros deram início ao III Ciclo de Capacitações do Selo. Quase 300 presidentes de CMDCAs, articuladores municipais e pessoas ligadas às comissões interinstitucionais do Selo participaram dos eventos, realizados em Belém(PA), São Luís(MA) e Boa Vista(RO), nos dias19 e 20, e em Santarém(PA) e Macapá(AP), entre os dias 25 e 27. Nesta semana, as formações serão promovidas em Manaus(AM) e Rio Branco(AC).

 

Para a secretária de Assistência Social de Buritirana (MA), Silvanete da Costa Silva, a capacitação foi importante para a reta final do Selo. "A capacitação foi muito boa. Ela é necessária para podermos alcançar o Selo UNICEF porque conseguimos tirar minhas dúvidas, principalmente sobre o plano de ação que eu ainda não sabia fazer. Deixei minhas atribuições no município como secretária para poder participar pois o trabalho no Selo UNICEF é muito importante para o desenvolvimento do nosso município", disse.

 

Érika Batista, presidente da comissão do Selo UNICEF de Augusto Correa (PA), aprovou o Guia de Políticas Públicas e acredita que ele apoiará na realização do Selo no município. “Esse guia é muito importante. Se ele tivesse sido distribuído desde o início ele facilitaria bastante e com ele conseguimos ver várias ações, principalmente na área da educação, que não estávamos incluindo, mas que nós realizamos”.

 

Capacitação - A capacitação tem como objetivo apoiar as equipes municipais a atingir as metas definidas e a sanar os problemas que podem estar entravando o processo de construção do Selo no local. Para isso, nos dois dias de evento, os participantes terão a oportunidade de fazer uma avaliação do processo do Selo UNICEF nos municípios, destacando quais dificuldades eles enfrentam e como elas podem ser dirimidas.

 

Também serão ministrados conteúdos relativos ao Sistema de Orientação, Monitoramento e Avaliação (SOMA) e ao Eixo de avaliação de Políticas Públicas. No segundo dia, os participantes vão ter mais informações sobre como analisar indicadores e desenvolver ações voltadas a atingir objetivos que envolvem maior acesso à saúde, educação e assistência social de qualidade.

 

461 municípios em todos os nove estados da Amazônia Legal participam do projeto Selo UNICEF- Município Aprovado. O momento atual é de realização do Plano de Ação Municipal elaborado com foco nas demandas apontadas por mais de 55 mil pessoas que participaram nos Fóruns Comunitários Municipais realizados em 2014.

 

Anexo(s):


Ver todas Veja mais em Notícias do Selo

Junte-se a nós! Cadastre-se e receba novidades do selo!

Downloads - Baixe aqui arquivos úteis do selo

SOMA - Sistema de Orientação Monitoramento e Avaliação

REALIZAÇÃO

Logotipo Unicef

Logotipo Instituto Peabiru

Logotipo EFG


APOIO

Logotipo Celpa

Logotipo Energisa

Logotipo Cemar

Logotipo ache

Logotipo Neve

Veja todos
os parceiros







Selo município aprovado - Unicef