Pular para conteúdo

NOTÍCIAS

III Ciclo de Capacitações do Selo UNICEF envolve mais de 500 pessoas na Amazônia

23 de setembro, 2015 - 15h01 - Tags: Selo UNICEF III Ciclo de Capacitações

Belém, 23 de setembro de 2015 – Os meses de agosto e setembro foram intensos para todos que fazem parte do Selo UNICEF Município Aprovado. Nesse período, o UNICEF e os parceiros realizaram o III Ciclo de Capacitações do Selo. Mais de 500 presidentes de CMDCAs, articuladores municipais e pessoas ligadas às comissões interinstitucionais do Selo de quase 300 municípios participaram dos eventos promovidos em Belém(PA), São Luís(MA), Boa Vista(RR), Macapá(AP), Santarém(PA), Manaus(AM), Tucuruí(PA), Rio Branco(AC), Roraima Cuiabá(MT), Porto Velho (RO) e Palmas(TO).

 

Para a articuladora de Candeias(RO), Patrícia Andrade, a capacitação deu um novo fôlego para o retorno ao município. “Eu entrei no final da edição passada e voltei nesta edição para a articulação do Selo. A nossa maior dificuldade tem sido a articulação, mas estou participando desta capacitação, porque vejo o Selo UNICEF como um incentivo para que o próprio município cumpra com suas obrigações para com a criança e com o adolescente”, diz.

 

Ilka Amado, São Salvador(TO), presidente do CMDCA, acredita que os momentos de capacitação são fundamentais para esclarecer e direcionar as ações. “A capacitação é muito importante para realizar as ações nos municípios. Gostei dos trabalhos em grupos, porque a gente conversa, vê a realidade dos outros municípios, faz uma troca de opiniões e muitas vezes as dúvidas são as mesmas”, disse.

 

 

Capacitação - A capacitação teve como objetivo apoiar as equipes municipais a atingir as metas definidas e a sanar os problemas que podem estar entravando o processo de construção do Selo no local. Para isso, nos dois dias de evento, os participantes tiveram a oportunidade de fazer uma avaliação do processo do Selo UNICEF nos municípios, destacando quais dificuldades eles enfrentam e como elas podem ser dirimidas.

 

Também foram ministrados conteúdos relativos ao Sistema de Orientação, Monitoramento e Avaliação (SOMA) e ao Eixo de avaliação de Políticas Públicas. No segundo dia, os participantes tiveram mais informações sobre como analisar indicadores e desenvolver ações voltadas a atingir objetivos que envolvem maior acesso à saúde, educação e assistência social de qualidade.

 

461 municípios em todos os nove estados da Amazônia Legal participam do projeto Selo UNICEF- Município Aprovado. O momento atual é de realização do Plano de Ação Municipal elaborado com foco nas demandas apontadas por mais de 55 mil pessoas que participaram nos Fóruns Comunitários Municipais realizados em 2014.

 

Anexo(s):


Ver todas Veja mais em Notícias do Selo

Junte-se a nós! Cadastre-se e receba novidades do selo!

Downloads - Baixe aqui arquivos úteis do selo

SOMA - Sistema de Orientação Monitoramento e Avaliação

REALIZAÇÃO

Logotipo Unicef

Logotipo Instituto Peabiru

Logotipo EFG


APOIO

Logotipo Celpa

Logotipo Energisa

Logotipo Cemar

Logotipo ache

Logotipo Neve

Veja todos
os parceiros







Selo município aprovado - Unicef