Pular para conteúdo

NOTÍCIAS

Fóruns Comunitários do Selo UNICEF reuniram mais de 10 mil pessoas avaliando políticas públicas para infância e adolescência

01 de julho, 2016 - 10h26 - Tags: Selo UNICEF Fórum Comunitário

Belém, 01 de julho de 2016 – Os nove estados da Amazônia estão passando, durante os meses de junho e julho, por um processo de intensa mobilização social voltada aos direitos de crianças e adolescentes. Nos Fóruns Comunitários do Selo UNICEF, que estão sendo realizados em cerca de 300 municípios, a população é convidada a avaliar as ações, serviços e projetos direcionados ao público infanto-juvenil.

Mais de 10mil pessoas participaram de 106 Fóruns Comunitários no mês de Junho. A expectativa é que no mês de julho, mais de 20mil também sejam envolvidas nos debates acerca da infância e adolescência.

Para ajudar os articuladores municipais que ainda estão planejando seus Fóruns, reunimos alguns depoimentos de articuladores e presidentes de CMDCAs de municípios que realizaram o evento nas últimas semanas. Elas falam sobre mobilização, organização e superação de desafios.

Confira!

Sônia Eli, presidente do CMDCA de Querência (MT)

“Fiz panfletos e espalhei em lugares estratégicos: prefeitura, postos de saúde, secretarias e Cras. Também fiz o convite na tv local.E também foi enviado ofícios para as secretarias e escolas e convidamos também através do Whatsapp. A metodologia que usamos foi muito boa e com a parceria das secretarias foi mais fácil. Fiz a divisão dos assuntos com o tempo estipulado de 15 minutos com fotos e áudios, e na hora das perguntas todos já sabiam o que o município fez. Foi muito bom”

Thalyta Pacheco - Articuladora de Presidente Figueiredo (AM)

 

"Na verdade a metodologia é bem simples, o que acontece muito com a população durante a votação é que eles não sabem o que tem no município por falta de informação, ai outros aproveitam esse espaço para se promover já que estamos em tempo de eleições. Mas ai depois que a votação acabam nós informamos sobre esses serviços que são pouco conhecidos. O nosso fórum foi um sucesso, com todos os entraves conseguimos realizar. Quem sabe se eu pudesse voltar no tempo teria feito mais temas de participação e trabalhado mais o tema de esporte e cidadania. O bom do Selo é que ele consegue unir todo mundo, desta vez todos os conselheiros estiveram presentes e todo mundo do CMDCA que no primeiro  fórum só compareceu um".

 

Érika , presidente da Comissão Intersetorial do Selo UNICEF de Augusto Correa (PA)

Tudo que planejamos foi realizado. Um detalhe foi o horário. Teve uns atrasos, mas aí compensamos, reduzindo o tempo de outras ações. O que nós poderíamos ter feito diferente, que seriam muito importantes, seriam os “minis-fóruns” comunitários no meio rural e na sede, para que as pessoas pudessem ter um alcance melhor. Antes do Fórum nós fizemos um ensaio para alinhar como seria a atuação no Fórum. Nós chamamos só quem ia trabalhar e eu dou essa sugestão. Esse ponto foi muito positivo. Sobre a mobilização, nós usamos principalmente as redes sociais, a mídia com um vídeo com uma criança que é nossa mascote, que teve uma repercussão grande; fizemos cartazes e convites, envolvemos os coordenadores  e diretores de escola, que selecionaram algumas escolas; os ACS levaram os cartazes para que nas visitas eles convidassem as pessoas e pregassem os cartazes; foram convocadas todas as turmas do serviço de fortalecimento de vínculos dos CRAS, e todos os envolvidos, técnicos e alunos, participaram do Fórum. Tivemos um público de aproximadamente 500 pessoas. Foi muito lindo”.

Rose Nejelski, articuladora de Balsas (MA)

“Sobre a mobilização, eu convidei cada assessor de marketing das assessorias e o Secretário de Comunicação. Fomos nas escolas, nas rádios, nos serviços sociais. Eu quis popularizar o compromisso e a responsabilidade que temos no projeto. Diretores e coordenadores de escolas também mobilizaram. Fui pra televisão várias vezes, porque ela é mais fácil pra gente. O Fórum foi muito positivo em muitos aspectos. Com o Selo, aumentou o senso de responsabilidade do município. Às vezes víamos as coisas paradas e as crianças e adolescentes em segundo lugar. Quando ele aderiu ao Selo, nós assumimos a responsabilidade e percebemos que dá para fazer muita coisa”.

 

 

Anexo(s):


Ver todas Veja mais em Notícias do Selo

Junte-se a nós! Cadastre-se e receba novidades do selo!

Downloads - Baixe aqui arquivos úteis do selo

SOMA - Sistema de Orientação Monitoramento e Avaliação

REALIZAÇÃO

Logotipo Unicef

Logotipo Instituto Peabiru

Logotipo EFG


APOIO

Logotipo Celpa

Logotipo Energisa

Logotipo Cemar

Logotipo ache

Logotipo Neve

Veja todos
os parceiros







Selo município aprovado - Unicef