Pular para conteúdo

NOTÍCIAS

Expectativa para 2° Fórum Comunitário mobiliza municípios do Acre

28 de abril, 2016 - 11h46 - Tags: Selo UNICEF IV Ciclo de Capacitação Fórum Comunitário

Rio Branco, 26 de abril de 2016 – Na reta final para a edição do Selo UNICEF 2013-2016 os municípios do Acre já estão em grande expectativa com relação à realização do 2° Fórum Comunitário. Esta é a última atividade prevista pela metodologia do Selo UNICEF e um momento de devolução dos desdobramentos do plano de ação para a comunidade, que irá fazer uma avaliação sobre o que foi realizado no município.

A metodologia do 2°Fórum Comunitário foi apresentada a 55 articuladores e presidentes de CMDCA de 13 municípios durante o IV Ciclo de Capacitação, realizado nos dias 26 e 27 de abril, em Rio Branco. As informações sobre o passo a passo do evento já geraram ansiedade nas equipes intersetoriais para este momento de diálogo com a comunidade. O evento irá contar ainda com a presença de um mediador, designado pelo UNICEF e seus parceiros, para acompanhar a realização desta ação.

O Secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Gabriel Maia, falou sobre a finalização desta edição do Selo. “Estamos muito felizes com a participação do estado do Acre nesta edição. Sabemos do esforço de cada um dos municípios, a maioria deles está participando e buscando a melhoria de seus indicadores”, disse.

Maia destacou que o engajamento dos municípios é visível. “São 20 de 22 municípios que se inscreveram, e, neste momento final, percebemos que aqueles que continuam estão realmente buscando uma melhoria, uma transformação para a defesa dos direitos de nossas crianças. Esperamos que todos os municípios realizem o 2° fórum e consigam mobilizar a sua população para que percebam todas as ações já realizadas”, enfatizou o secretário.

Esta expectativa de participação popular é compartilhada pelos municípios. A presidente do CMDCA o município de Cruzeiro do Sul, Adriana Barros, contou que o CMDCA está envolvido desde o início e todos estão bastante ansiosos com o resultado do 2° Fórum. “A metodologia do Selo nos fez compreender como este projeto pode nos auxiliar a melhorar nossos indicadores no município. Vamos agora mostrar para a população tudo o que fizemos, nosso papel é esse de mobilizá-lo, para que eles vejam tudo o que está sendo feito, e nos avaliem”, afirmou.

Adriana acredita que “o 2° fórum é positivo, pois é uma oportunidade de mostrarmos para população como avançamos e evoluímos. Desde que o Selo começou a articulação nos ajudou a mudar, a integração entre as secretarias, isto veio através do selo e isto nos impulsiona. Eu estou feliz com este trabalho, e neste 2° fórum esperamos que a população perceba tudo o que já foi feito”, declarou.

O presidente do CMDCA de Capixaba, Douglas Nascimento,?? também falou que tem  ansiedade positiva para 2° fórum. “Esperamos que seja muito bem visto pela comunidade, pois criamos uma grande expectativa com a realização do 1° fórum e agora vamos apresentar os resultados. Depois disso vamos aguardar o resultado final do UNICEF, para sermos certificados”, falou o presidente.

Os municípios têm até o dia 30 de julho para realizarem 2° fórum comunitário apresentando as ações do plano de ação municipal e ainda as temáticas escolhidas para o eixo de mobilização social.

 

Anexo(s):


Ver todas Veja mais em Notícias do Selo

Junte-se a nós! Cadastre-se e receba novidades do selo!

Downloads - Baixe aqui arquivos úteis do selo

SOMA - Sistema de Orientação Monitoramento e Avaliação

REALIZAÇÃO

Logotipo Unicef

Logotipo Instituto Peabiru

Logotipo EFG


APOIO

Logotipo Celpa

Logotipo Energisa

Logotipo Cemar

Logotipo ache

Logotipo Neve

Veja todos
os parceiros







Selo município aprovado - Unicef