Pular para conteúdo

NOTÍCIAS

Em Coari (AM), mais de 1.200 pessoas participam de mobilização com tema indígena

20 de abril, 2016 - 14h11 - Tags: Selo UNICEF participação social Cultura e Identidade

Manaus, 19 de abril 2016 – O município de Coari (AM) desenvolveu durante a semana de 11 a 15 de abril, ações voltadas para a sensibilização e valorização da cultura indígena com crianças e adolescentes das escolas da área rural e urbana. Mais de 1200 pessoas envolvendo pessoas da comunidade, crianças, adolescentes e técnicos participaram da ação desenvolvida dentro do tema Cultura e Identidade, do eixo de participação Social do Selo UNICEF.

 

Entre as atividades propostas estavam realização de gincanas e apresentações culturais com o objetivo de mobilizar os estudantes das escolas e sensibilizá-los sobre a valorização dos costumes e a própria cultura local.  O Amazonas detém a maior população indígena do país, segundo dados do último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Existem pelo menos 168 mil indígenas morando en Terras Indígenas (T.I.) e áreas urbanas no estado.

Muitos destes indígenas moram em comunidades ribeirinhas ao longo do rio, algo que distancia as ações do município desta população. “Desenvolver o tema Arte, Cultura e Identidade nas três escolas municipais de Coari, possui a relevância pelo fato de que a cultura indígena ainda se faz muito presente no cotidiano coariense. Encontramos inclusive nessas escolas professores que são de etnias indígenas e que contribuíram de forma significativa para a execução do tema proposto”, explica Ivânia Alves, articuladora do Selo UNICEF no município.

Segundo ela, os alunos e professores trabalharam na confecção dos materiais artesanais e de exposição. “Essas escolas já possuem no calendário escolar o tema interdisciplinar de cultura indígena para ser desenvolvido no mês de abril e que termina com uma culminância em uma exposição na Praça do Estudante no dia 19 de abril”, contou Ivânia.

Para ela, as mbilizações com este tipo de temas são sempre positivas, pois engaja mais crianças e adolescentes no processo de valorização.  “A aceitação já é natural devido a esse fato, inclusive para que possa entender melhor, o município tem o festival cultural que apresenta a cultura das tribos locais, e temos a participação de muitos adolescentes, sempre autorizados pelos pais” comenta.

O município de Coari já desenvolveu os dois temas de participação social e agora implementa o tema  extra, que é o combate ao Aedes aegypti no marco do Selo UNICEF. 

Anexo(s):


Ver todas Veja mais em Notícias do Selo

Junte-se a nós! Cadastre-se e receba novidades do selo!

Downloads - Baixe aqui arquivos úteis do selo

SOMA - Sistema de Orientação Monitoramento e Avaliação

REALIZAÇÃO

Logotipo Unicef

Logotipo Instituto Peabiru

Logotipo EFG


APOIO

Logotipo Celpa

Logotipo Energisa

Logotipo Cemar

Logotipo ache

Logotipo Neve

Veja todos
os parceiros







Selo município aprovado - Unicef