Pular para conteúdo

NOTÍCIAS

Boas Práticas: Semana do bebê de municipio maranhense tem como tema o combate ao mosquito Aedes aegypti

09 de maio, 2016 - 12h03 - Tags: Semana do Bebê aedes aegypti zika microcefalia

São Luís, 02 de maio de 2016 – O Município de Codó, no Maranhão, já tem tradição em realização da Semana do Bebê. Em sua 6ª edição do evento, o município resolveu buscar uma temática para alertar todas as mulheres e crianças do município sobre os perigos do Mosquito Aedes aegypti e como fazer para combatê-los.

 

Com o tema “Quem ameaça nossos bebês não pode existir - Todos contra o Mosquito”, os organizadores, que também fazem parte da equipe intersetorial do Selo UNICEF, prepararam uma vasta programação para a Semana, a ser realizada de 09 a 13 de maio, juntamente com a campanha contra o mosquito.

 

O articulador do Selo UNICEF no município, Jose Ribamar Morais, explica de que forma a temática será inserida na programação das atividades da Semana do Bebê: “Além das ações de orientações sobre cuidados com o bebê, iremos inserir a temática do combate ao mosquito através de um seminário para as gestantes. Vamos ainda fazer atendimentos médicos específicos para todas as mães e crianças com os sintomas de qualquer uma das doenças trazidas pelo mosquito e teremos atividades em todas as Unidades Básicas de Saúde simultaneamente”, relatou.

 

O articulador falou ainda sobre a importância desta temática. “Escolhemos trabalhar com este tema pela gravidade da situação que estamos vivendo em todo o país, especialmente nos casos mais graves como o ZIka Virus, que pode acarretar consequências irreversíveis em nossas crianças, como a microcefalia. Então, achamos por bem trabalhamos este tema de forma prioritária também durante a semana do Bebê de Codó.”

De acordo com dados da Secretaria de Estado de Saúde do Maranhão até a última segunda-feira (25), no Maranhão, de acordo com o Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc), o total de casos notificados de microcefalia de 2015 a 2016 é de 242. Destes, 42 casos de microcefalia foram descartados e 99 casos foram confirmados. Sob investigação estão 101 casos no Maranhão, em 79 municípios. Nenhum dos casos confirmados foi no município de Codó.

 

Anexo(s):


Ver todas Veja mais em Notícias do Selo

Junte-se a nós! Cadastre-se e receba novidades do selo!

Downloads - Baixe aqui arquivos úteis do selo

SOMA - Sistema de Orientação Monitoramento e Avaliação

REALIZAÇÃO

Logotipo Unicef

Logotipo Instituto Peabiru

Logotipo EFG


APOIO

Logotipo Celpa

Logotipo Energisa

Logotipo Cemar

Logotipo ache

Logotipo Neve

Veja todos
os parceiros







Selo município aprovado - Unicef