Pular para conteúdo

NOTÍCIAS

Apiacas (MT) aposta em semente de crotalaria para combater mosquito da dengue

22 de fevereiro, 2016 - 15h50 - Tags: aedes aegypti zika dengue chikungunya

No início de fevereiro, o município de Apiacás, no Mato Grosso, comemorou os baixos registros dos casos de dengue no boletim epidemiológico nacional. A novidade para alcançar esse resultado esta aliada a uma aposta da prefeitura do município: a distribuição da semente de crotalaria para a população. A orientação é plantar em terrenos baldios, quintais, jardins e inclusive nas margens dos rios.

Segundo Solange Zago, secretária Municipal de Assistência Social, os cuidados com os locais que podem ser focos do mosquito e a preocupação em informar as pessoas fazem parte do trabalho que ajuda reduzir casos da doença. “Esses trabalhos nós realizamos o ano todo, mas agora com a chegada desse período intensificamos ainda mais, os cuidados com pneus velhos, água parada vasos de planta, garrafas”, contou.

 Solange ainda ressalta que quando aparecem caos suspeitos, todo os arredores da casa do paciente são investigados. “Quando chega alguém com suspeitas de dengue, chicungunya e zika fazem o cerco de bloqueio na vizinhança”, disse.

Como funciona crotalaria

A planta atrai a libélula(jacinta) que põe seus ovos em água parada e limpa da mesma maneira que o Aedes aegypti. Os ovos viram larvas e essas mesmas se alimentam de outras larvas inclusive do mosquito transmissor da dengue. A libélula adulta se alimenta de pequenos insetos e o Aedes aegypti faz parte do seu cardápio e é um dos seus pratos preferidos. Assim, pode ocorrer o controle biológico do mosquito. 

 

 

Anexo(s):


Ver todas Veja mais em Notícias do Gerais

Junte-se a nós! Cadastre-se e receba novidades do selo!

Downloads - Baixe aqui arquivos úteis do selo

SOMA - Sistema de Orientação Monitoramento e Avaliação

REALIZAÇÃO

Logotipo Unicef

Logotipo Instituto Peabiru

Logotipo EFG


APOIO

Logotipo Celpa

Logotipo Energisa

Logotipo Cemar

Logotipo ache

Logotipo Neve

Veja todos
os parceiros







Selo município aprovado - Unicef