Pular para conteúdo

NOTÍCIAS

Amazonas articula ações inclusivas com municípios prioritários do Selo UNICEF

25 de fevereiro, 2016 - 11h17 - Tags: Selo UNICEF

Manaus, 24 de fevereiro de 2016 – A desigualdade na Amazônia é um tema recorrente nas discussões sobre políticas públicas dos estados da região. O Amazonas tem dado seus primeiros passos, ao pensar de maneira articulada entre secretarias estaduais quais as formas de melhorar o Indice de Desevolvimento Humano (IDH) por meio de ações de cidadania e proteção de 14 municípios priorizados pelo Selo UNICEF.

Essa ação conjunta foi tratada na última terça-feira (23) com secretarias de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania, Assistência Social, Saúde, Educação, além do Fundo de Promoção Social (FPS). A ideia faz parte do acordo assinado pelos governadores dos nove estados da Amazônia legal que visa a implementação de iniciativas voltadas para a garantia dos direitos das crianças e adolescentes.

 O que se busca com a mobilização é realizar no município de Envira e Itamarati, dos dias 13 a 19 e 20 a 24 respectivamente, um exercicio de garantia de direitos durante duas semanas (uma em cada município), na qual serão emitidos documentos de identificação, audiências públicas, haverá também formações com atores da rede de proteção, além da realização da Semana do Bebê nos dois municípios.

Para Unai Sacona, Chefe da Plataforma Amazônia do UNICEF, essa ação é um pontapé inicial para trabalhar no restante dos municípios priorizados e, consequentemente, nos demais que fazem parte do Selo. “O planejamento efetuado durante a reunião foi bem positivo, já houve um interesse direto das secretarias em particpar das ações e se integrar ao compromisso. Para nós foi muito importante o estado vizualizar estes 14 municípios e todos os municípios do Amazonas, além de articular de forma intersetorial esta semana de inclusão dentro destes dois municípios”, explica.

Espera-se que as ações sejam coordenadas pelas secretarias estaduais em parceria com  governos municipais e acompanhadas pelo UNICEF. Os 14 municípios foram priorizados a partir do cruzamento de indicadores do IBGE, CENSO 2010 e IDHM 2010, em relação aos direitos da criança e do adolescente. Esse enfoque objetiva a diminuição das desigualdades sociais e o apoio orientado aos municípios com situação mais desfavorável no Estado, especialmente nas áreas consideradas prioritárias de promoção do desenvolvimento de meninos e meninas.

 

 

Anexo(s):


Ver todas Veja mais em Notícias do Selo

Junte-se a nós! Cadastre-se e receba novidades do selo!

Downloads - Baixe aqui arquivos úteis do selo

SOMA - Sistema de Orientação Monitoramento e Avaliação

REALIZAÇÃO

Logotipo Unicef

Logotipo Instituto Peabiru

Logotipo EFG


APOIO

Logotipo Celpa

Logotipo Energisa

Logotipo Cemar

Logotipo ache

Logotipo Neve

Veja todos
os parceiros







Selo município aprovado - Unicef