Pular para conteúdo

NOTÍCIAS

Abaetetuba intensifica ações para infância e adolescência

07 de janeiro, 2016 - 09h41 - Tags: educação Selo UNICEF

“Ter recebido o selo Unicef foi uma das maiores alegrias que tive durante o meu primeiro mandato. Carregamos este selo com muito orgulho. Estamos trabalhando intensamente para recebê- lo novamente em 2016”. A declaração é da prefeita de Abaetetuba(PA), Francinete Carvalho, um dos municípios que mais se dedicam ao projeto Selo UNICEF Município Aprovado.

Para ela, os avanços já são evidentes. “Avaliamos que o município cresceu muito na capacidade de trabalhar em rede, de maneira integrada e articulada, entre um dos nossos grandes avanços destacamos a construção coletiva do plano decenal de direitos humanos de crianças e adolescentes de Abaetetuba”, destacou a prefeita.

Francinete também considera que a política de educação teve um grande avanço do número de creches e escolas, com o aumento do IDEB, com os projetos de inclusão e tantos outros. Segundo ela, a política de assistência social se expandiu levando os CRAs para a zona rural.

“Nosso grande desafio para 2016 são o combate à violência e a melhora dos indicadores de saúde. Aguardamos ansiosos pela inauguração da UPA e principalmente do hospital municipal para intensificarmos as ações do projeto rede cegonha, em especial as ações voltadas ao parto humanizado. Em 2916 também pretendemos intensificar as ações de atenção básica, especialmente para melhorar as ações de pre- natal e vacina”, conta a prefeita.

2015 (destaques)

Várias ações foram realizadas voltadas a melhoria da vida de meninos e meninas, em 2015. Em dezembro, a Prefeitura Municipal de Abaetetuba, por meio da Secretaria de Educação(Semec)  e o Sebrae, promoveu a   I Feira  Jovens  Empreendedores Primeiros Passos  da Escola  Joaquim Mendes Contente.

A feira foi resultado de um trabalho de capacitação de professores e implementação do empreendedorismo em sala de aula. Cada tema gerou um estande para a venda dos produtos produzidos pelos próprios alunos da Escola. “Ervas Aromáticas”, “Temperos Naturais”, “Brinquedos Ecológicos”,  “Locação de Produtos” e “Cores e Sabores” foram os temas apresentados pelas turmas.

No final de novembro e início de dezembro, novas unidades de ensino foram inauguradas. As comunidades do Caeté e do Rio Paruru ganharam novas escolas equipadas e estruturadas para atender alunos no ensino fundamental.

O estímulo à leitura e aos estudos também foram incentivados durante o Fest Leia - I Festival de Leitura das Escolas Públicas Municipais (12 a 14 de novembro de 2015), um evento coordenado pela Secretaria Municipal de Educação, com apoio do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), em parceria com o Instituto Natura. Confira o vídeo!

Anexo(s):


Ver todas Veja mais em Notícias do Selo

Junte-se a nós! Cadastre-se e receba novidades do selo!

Downloads - Baixe aqui arquivos úteis do selo

SOMA - Sistema de Orientação Monitoramento e Avaliação

REALIZAÇÃO

Logotipo Unicef

Logotipo Instituto Peabiru

Logotipo EFG


APOIO

Logotipo Celpa

Logotipo Energisa

Logotipo Cemar

Logotipo ache

Logotipo Neve

Veja todos
os parceiros







Selo município aprovado - Unicef