Pular para conteúdo

NOTÍCIAS

Abaetetuba fortalece equipes de saúde e lança Disk Dengue

15 de fevereiro, 2016 - 10h15 - Tags: aedes aegypti zika dengue chikungunya

Belém, 15 de fevereiro de 2015 - A prefeitura municipal de Abaetetuba tem promovido várias estratégias para combater o mosquito Aedes aegypti e as várias doenças transmitidas por ele. Uma dessas estratégias é o fortalecimento da equipe de saúde em todos os seus níveis de complexidade.

Na estratégia todos devem ser orientados e atualizados com os devidos conhecimentos sobre os vírus. A Secretaria Municipal de Saúde de Abaetetuba (Sesmab) realizou desde janeiro de 2016  treinamento com os médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes de combate às Endemias. No final do mês fevereiro, já está agendado o treinamento com os agentes comunitários de saúde.

“A Secretaria Municipal de Saúde, que já havia criado um grupo de WhatsApp dos gestores da saúde (com representantes dos diversos níveis de complexidade) tem utilizado esse grupo como uma importante ferramenta de socialização das informações referentes a medidas preventivas, bem como sobre diagnóstico e manejo clínico da dengue”, conta a prefeita Francineti Carvalho.

Além de sempre chamar a atenção para a importância da notificação dos possíveis casos, a Secretaria procura acompanhar diariamente as notícias lançadas pelo Ministério da Saúde,  Sespa, CNM e também do Unicef. Essas notícias são repassadas ao grupo que funciona como multiplicador das informações nos seus locais de trabalho.

 A prefeita de Abaetetuba, Francineti Carvalho, que acompanha todas as postagens do grupo afirma que “é fundamental que todos se conscientizem da importância de combater a proliferação do Aedes aegypti, mas especialmente as prefeituras e os gestores municipais que  devem ter participação ativa e direta nessa luta".


Segundo ela, os órgãos públicos devem servir de exemplo no trabalho de prevenção. Neste sentido, a prefeita convocou todas as secretarias a realizarem faxinas em suas unidades.

“A secretaria de saúde iniciou uma verdadeira faxina em suas unidades. O pontapé inicial foi dado pelo CAPS, que realizou uma higienização completa dos ambientes, a prevenção quanto à água parada e conscientização da equipe. E a faxina segue nas UBS, afinal o exemplo vale mais que mil palavras”, comemorou a prefeita.

A Sesmab implantou também o disk dengue Abaeté um importante canal telefônico e eletrônico para que a população denuncie locais suspeitos de possuir criadouros do mosquito.

O município tem realizado uma série de medidas para o combate ao Aedes aegypti as suas consequências.  Dentre elas as visitas domiciliar constantes dos agentes de endemias, monitorando as áreas e orientado as pessoas, além das ações integradas com outras secretarias, como os mutirões de limpeza em parceria com as secretarias de obras e meio ambiente.

Também são promovidas ações em parceria com a Secretaria de Educação, que incluem visita dos super-heróis da saúde, que orientam alunos e professores sobre como derrotar esse “vilão”.

 

 

 

Anexo(s):


Ver todas Veja mais em Notícias do Selo

Junte-se a nós! Cadastre-se e receba novidades do selo!

Downloads - Baixe aqui arquivos úteis do selo

SOMA - Sistema de Orientação Monitoramento e Avaliação

REALIZAÇÃO

Logotipo Unicef

Logotipo Instituto Peabiru

Logotipo EFG


APOIO

Logotipo Celpa

Logotipo Energisa

Logotipo Cemar

Logotipo ache

Logotipo Neve

Veja todos
os parceiros







Selo município aprovado - Unicef