Pular para conteúdo

NOTÍCIAS

A luta contra a desnutrição no município de Bacurituba/MA

27 de janeiro, 2016 - 12h47 - Tags: Selo UNICEF segurança alimentar desnutrição

A insegurança alimentar e nutricional existentes em grande parte dos municípios brasileiros é evidenciada a partir de duas realidades: desnutrição e obesidade infantil. Em comunidades indígenas, no Brasil, por exemplo, a desnutrição chega a atingir 26,0% (I Inquérito Nacional de Saúde e Nutrição de Populações Indígenas 2008-09) da população entre 0 e 6 anos; e em quilombolas 14,8% (Chamada Nutricional Quilombola, 2006).

Pensando nisso o município de Bacurituba/MA resolver reunir esforços para combater a desnutrição infantil no município. No último dia 14 de janeiro, representantes da secretaria de saúde, enfermeiros, nutricionais, representantes da secretaria de educação, nutricionistas, agentes comunitários, pastoral da criança, comunidade e a equipe do Selo UNICEF do município se reuniram para planejar o que eles chamaram de um “grande mutirão” de combate a desnutrição.

A ação foi impulsionada por recursos advindos da Agenda para Intensificação da Atenção Nutricional à Desnutrição Infantil (ANDI) para municípios com maior prevalência deste agravo em crianças menores de cinco anos de idade. Durante a reunião, foi definida a equipe que irá coordenar a Agenda para Intensificação da Atenção Nutricional à Desnutrição Infantil em Bacurituba.

“O que queremos é melhorar as condições de alimentação de nossas crianças, para isso  iremos contar com a ajuda de todos os setores envolvidos direta e indiretamente com a saúde e bem estar infantil. Vamos realizar visitas, fazer consultas, será um verdadeiro mutirão nas comunidades e escolas de nosso município”, explicou a articuladora do Selo Unicef em Bacurituba, Maria das Graças Borges.

Algumas das ações já programadas para 2016 em Bacurituba:

1.    Investigação dos casos de desnutrição diagnosticados na comunidade;

2.     Realização de suporte técnico às Equipes de Saúde locais para que realizem ações de atenção integral à saúde da criança, vigilância e estimulação do desenvolvimento infantil e de alimentação e nutrição;

3.     Fomento às ações de redução da desnutrição infantil;

4.     Criação de uma cartilha com informações sobre a boa nutrição;

5.    Promoção da alimentação adequada e saudável nas escolas;

Segundo a articuladora a ideia é que algumas destas ações sejam incluídas no planejamento do Selo Unicef Município Aprovado.

 

Anexo(s):


Ver todas Veja mais em Notícias do Selo

Junte-se a nós! Cadastre-se e receba novidades do selo!

Downloads - Baixe aqui arquivos úteis do selo

SOMA - Sistema de Orientação Monitoramento e Avaliação

REALIZAÇÃO

Logotipo Unicef

Logotipo Instituto Peabiru

Logotipo EFG


APOIO

Logotipo Celpa

Logotipo Energisa

Logotipo Cemar

Logotipo ache

Logotipo Neve

Veja todos
os parceiros







Selo município aprovado - Unicef