Pular para conteúdo

FAQ

O que é a Amazônia Legal Brasileira?
Possui uma área de 5.033.072 km² e representa 61% do território brasileiro. Sua população é de 23 milhões de habitantes, correspondendo a cerca de 12% do contingente populacional do País. As crianças e os adolescentes que vivem em famílias com renda per capita de até meio salário mínimo correspondem a 61,25% da população na região. No Brasil, esse percentual é de 50,16%.
Possui uma área de 5.033.072 km² e representa 61% do território
brasileiro. Sua população é de 23 milhões de habitantes, correspondendo a cerca de 12% do contingente populacional do País. As crianças e os adolescentes que vivem em famílias com renda per capita de até meio salário mínimo correspondem a 61,25% da população na região. No Brasil, esse percentual é de 50,16%.
As crianças da Amazônia e suas famílias habitam uma área geográfica muito extensa e ainda pouco povoada, se comparada com o restante do Brasil. Em cada quilômetro quadrado da região, há, em média, apenas 3,3 habitantes; enquanto, nas demais regiões brasileiras, essa proporção é de 40,5 habitantes por km².
A Região Norte é a segunda do País com maior número de registros de remanescentes de quilombos e a região com maior população indígena, representando 49% do total. É também considerada a de maior percentual de projetos de assentamentos da reforma agrária.
Um dos desafios em toda a Amazônia é fazer chegar políticas públicas às áreas mais distantes dos centros urbanos, isto é, no interior dos Estados, em razão, entre outros fatores, de uma baixíssima cobertura de malhas viárias. Essa dificuldade de acesso impõe a esses grupos uma vida de isolamento, em que o principal meio de transporte são as tradicionais embarcações pluviais.

Como o UNICEF atua na Amazônia Legal?
O UNICEF está presente na Amazônia por meio de seus escritórios em Belém, São Luís e Manaus. E a realização da Agenda Criança Amazônia é a nossa principal estratégia para promover a proteção e a garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes nessa região.

O que é o UNICEF?
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) foi criado em 11 de dezembro de 1946, pela Organização das Nações Unidas (ONU), para atender, na Europa e na China, às necessidades emergenciais das crianças durante o período pós-guerra.
Em 1950, o mandato do Fundo foi estendido com a finalidade de atender, em projetos de longo prazo, crianças e mulheres nos países em desenvolvimento. O UNICEF tornou-se parte permanente das Nações Unidas em 1953.
 

O que significa a sigla UNICEF?
Quando foi criado, em 1946, o UNICEF chamava-se Fundo Internacional de Emergência das Nações Unidas para a Infância – em inglês, United Nations International Children\'s Emergency Fund. Ao tornar-se parte permanente da ONU, foi rebatizado Fundo das Nações Unidas para a
Infância; no entanto, a sigla original UNICEF foi mantida.

Onde o UNICEF atua?
O UNICEF trabalha em 191 países por meio de programas de país e dos Comitês Nacionais. Atualmente, 88% dos 7,2 mil funcionários do UNICEF trabalham nos escritórios de campo. Existem oito escritórios regionais e 126 escritórios de país. Além disso, o UNICEF conta com um centro de pesquisa em Florença (Itália), um escritório de suprimentos e operações em Copenhague e escritórios em Tóquio (Japão) e em Bruxelas (Bélgica). A sede do UNICEF localiza-se em Nova Iorque (Estados Unidos).

O que o UNICEF faz no Brasil?
Para informação sobre as prioridades do UNICEF no Brasil, atividades apoiadas e como trabalhamos, visite a seção Nossas prioridades. Para uma visão geral sobre a missão e os princípios que regem o trabalho do UNICEF, visite o site www.unicef.org.br

Junte-se a nós! Cadastre-se e receba novidades do selo!

Downloads - Baixe aqui arquivos úteis do selo

SOMA - Sistema de Orientação Monitoramento e Avaliação

REALIZAÇÃO

Logotipo Unicef

Logotipo Instituto Peabiru

Logotipo EFG


APOIO

Logotipo Celpa

Logotipo Energisa

Logotipo Cemar

Logotipo ache

Logotipo Neve

Veja todos
os parceiros







Selo município aprovado - Unicef